31/10/2014
Paula Bezerra
A província de Veneza, no sul da Itália, é famosa pelos seus canais repletos de gôndolas que carregam milhares de turistas atraídos pelas belas paisagens nos arredores. Patrimônio mundial da Unesco, a cidade foi o berço da família Grazziotin, que comanda uma das maiores redes varejistas da região Sul do Brasil. Com 302 lojas espalhadas por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a empresa faturou R$ 358,4 milhões em 2013, montante 12,5% maior que o do ano passado.
Há 63 anos no País, o grupo, baseado em Passo Fundo, é composto por quatro redes, que vão desde lojas de decoração até moda masculina e feminina. Seu principal negócio é a rede varejista Por Menos, que responde por 50% das vendas totais. Para driblar a queda no consumo, e não perder a liderança regional, o grupo traçou um plano de reestruturação em busca de mais rentabilidade. Inaugurou 16 lojas e fechou outras quatro no ano passado. Os números dão sinais de que a estratégia está funcionando: o lucro líquido aumentou 33% em 2013, para R$ 50,4 milhões. O desafio, agora, é manter o ritmo em meio à desaceleração do consumo.
Revista IstoÉ Dinheiro – SP