Lucro líquido da BRF mais que dobra no 3º tri e supera expectativas
DA REUTERS
30/10/2014 20h46
A empresa de alimentos BRF teve lucro líquido de R$ 624 milhões no terceiro trimestre, aumento de 117,5% ante o ano anterior, impulsionado principalmente por maiores vendas no mercado interno, em meio a mudanças de métodos e processos realizados pela companhia no último ano.
O lucro superou a expectativa R$ 498,2 milhões apontada por prévia realizada pela Reuters com analistas. O resultado também foi muito superior ao lucro de R$ 267 milhões registrado do segundo trimestre.
A receita operacional líquida no Brasil somou R$ 3,45 bilhões, alta de 8% ante o mesmo período do ano passado, impulsionada pelo crescimento de volumes e bom desempenho no pequeno varejo, disse a empresa.
“No Brasil, o projeto ‘go-to-market’ já possibilitou ampliarmos nossa rede de clientes e potencializarmos as oportunidades de vendas das nossas marcas. O incremento do volume vendido no terceiro trimestre de 2014 é consequência deste trabalho”, afirmaram em relatório o presidente do Conselho de Administração da BRF, Abilio Diniz, e o diretor-presidente global Cláudio Galeazzi.
A receita operacional líquida total subiu 5,3% na comparação anual para R$ 8 bilhões.
A BRF teve um lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) de R$ 1,216 bilhão, alta de 61,3% ante o mesmo trimestre de 2013.
O desempenho de vendas e a melhora operacional proporcionaram queda na relação dívida líquida sobre Ebitda da companhia, passando de 1,51 vez para 1,40 vez na comparação trimestral, ante 2,29 vezes no terceiro trimestre de 2013.
EXTERNO
As vendas externas da maior exportadora global de carne de frango também cresceram, ficando próximas do total faturado no mercado interno, com aumento de 3,8% na comparação anual, para R$ 3,37 bilhões.
“No mercado Internacional, o desempenho foi especialmente sólido neste trimestre e em linha com o conjunto de ações implementadas no decorrer do ano, como otimização de volumes, rentabilização dos principais mercados, assim como a estratégia de aquisição de distribuidores no Oriente Médio”, continuaram Abilio e Galeazzi. Este último fica no cargo até o final do ano, sendo substituído por Pedro Faria, que assumirá em janeiro.
A companhia destacou que o segmento suíno apresentou forte elevação nos preços devido à redução de oferta do produto na América do Norte, enquanto as vendas de carnes de aves ganharam mercado na Rússia, com sanções impostas por Moscou a produtos de importantes exportadores.
Ainda no campo externo, a BRF lembrou que concluiu as obras da fábrica de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, com inauguração prevista para 26 de novembro. A unidade “celebrará a expansão da companhia rumo a mercados estratégicos e, acima de tudo, do nosso empenho em transformá-la em uma organização com atuação global”.
Os investimentos realizados no trimestre totalizaram R$ 512 milhões, com crescimento de 35,6% na comparação anual.
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BRF – 3º trimestre/2014
Receita operacional líquida: R$ 8 bilhões
Ebitda: R$ 1,216 bilhão
Dívida líquida / Ebitda: 1,4 x
Principais concorrentes: Seara, Marfrig, Aurora e JBS Friboi
Valor Econômico on-line – SP