30/10/2014
Por Cibelle Bouças | De São Paulo
A Bematech, companhia brasileira de tecnologia para o varejo e o setor hoteleiro, fechou um acordo com a Rede (ex-Redecard, pertencente ao Itaú Unibanco), para fazer a empresas de pequeno porte uma oferta unificada de software e serviços de automação comercial, gestão de estoques, gestão de inventário, transações eletrônicas de fundos e nota fiscal ao consumidor eletrônica (NF-e).
Esses programas serão oferecidos no modelo de nuvem, pelo qual o acesso é feito por meio de uma conexão com a internet. Os softwares foram adaptados para uso em dispositivos móveis que a rede varejista já possua (como smartphones e tablets).
A tecnologia será vendida pelos 5 mil distribuidores parceiros da Bematech a partir de novembro. O conjunto de softwares e serviços está em fase piloto em algumas empresas. Cleber Morais, presidente da Bematech, disse que o mercado potencial é de aproximadamente 1 milhão de varejistas de pequeno porte, que possuem um faturamento anual médio de até R$ 1,5 milhão. A lista de potenciais clientes inclui min mercados, restaurantes e lojas localizadas em Estados onde já é obrigatória a adoção da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
“A nova oferta segue uma tendência já observada em mercados maduros, como os Estados Unidos, de oferecer softwares de automação para o varejo atrelados a um sistema de meios de pagamento. E a oferta na nuvem é inovadora para o mercado”, afirmou Morais.
Em junho, a credenciadora de cartões Cielo e a Linx, rival da Bematech, anunciaram um memorando de entendimentos para criar uma nova empresa, especializada na oferta de sistemas de gestão com ferramentas para aceitação de cartões. O público-alvo é mais amplo: varejistas com até cinco lojas e receita inferior a R$ 2 bilhões. A expectativa das empresas é que essa nova empresa comece a operar no ano que vem.
A Bematech e a Rede não informam qual é a projeção de vendas para a oferta integrada de tecnologias. Milton Maluhy Filho, presidente da Rede, disse que o plano é lançar o serviço em algumas capitais neste ano e ampliar a oferta para todo o país em 2015. “Nada impede que essa nova solução seja adotada por empresas que já são clientes da Rede ou da Bematech, mas a meta é alcançar um público novo”, afirmou.
O executivo acrescentou que a Rede está aberta a fazer outras parcerias com empresas de tecnologia para atender a outros tipos de companhias. Esse é o primeiro acordo do gênero fechado pela Rede. No caso da Bematech, é o segundo acordo. Desde 2012, a companhia tem parceria com a americana Elavon, de máquinas de captura de cartões, mas a Elavon ainda não decolou no país e tem menos de 1% do mercado de captura de transações com cartões.
Valor Econômico – SP