ABF aponta desaceleração em função do cenário econômico, mas desempenho ficará muito acima do PIB
O setor de franquias deverá fechar o ano de 2014 com um aumento de vendas entre 5,5% e 7% na comparação com 2013, de acordo com projeções divulgadas hoje pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Segundo a presidente da entidade, Cristina Franco, o resultado é bastante expressivo. “Considerando o histórico de crescimento de mais de dez anos na casa dos dois dígitos e um cenário econômico em que o PIB deverá ter uma expansão abaixo de 1%, o desempenho mostra muito claramente a força do setor”.
Segundo a executiva, a interiorização das redes de franquias, acompanhando os bolsões de crescimento regionais, tem mantido as taxas de expansão do setor muito acima do PIB há vários anos. “Onde existe uma economia vibrante, existem consumidores ávidos e oportunidades para as redes”, comenta. Outro vetor de expansão é a internacionalização do setor, com uma alta de 62% no número empresas brasileiras em operação em outros países entre 2010 e 2014.
No primeiro semestre deste ano, o setor de franquias apresentou um crescimento de 5,4% em relação ao mesmo período de 2013. No segundo trimestre, houve alta de 1,6% na comparação anual, diretamente influenciada pela Copa do Mundo e pelo fraco desempenho da economia.
Por ser uma atividade impactada pelo poder de consumo da população, o segmento sofre os impactos do desempenho da economia como um todo, ainda que continue a se expandir acima da média. Para a Fecomercio/SP, por exemplo, no segundo trimestre do ano as vendas do varejo caíram 3,5% na comparação anual, enquanto o IBGE aponta uma queda de 2,2% para o comércio.
Para a ABF, este é um momento em que os empresários do setor devem ter como foco a busca por eficiência e produtividade. “A atenção à gestão das operações é essencial para que as franquias continuem em expansão, pois o cenário econômico não promete grandes mudanças em 2015”, complementa Cristina.
Revista No Varejo on-line – SP