Roseani Rocha
24 de Outubro de 2014
“Evoluindo com o ominichannel” foi o tema de um dos principais painéis do terceiro e último dia da Shopper Marketing Conferecnce & Expo, que acontece em Minneapolis, nos Estados Unidos. Andy Murray, vice-presidente sênior criativo do Walmart, foi o responsável pela apresentação. O executivo usou uma frase de Sam Walton, fundador da rede, para introduzir sua palestra: “o segredo do varejo bem sucedido é dar a seus clientes o que eles querem”.
Depois apresentou cinco princípios que sua empresa considera para evoluir com o consumidor nos múltiplos canais: o consumidor precisa acreditar que tem melhor preço e valor; é preciso fazer o consumidor engajar seu orçamento tanto no portfólio da loja como um todo quanto em determinadas categorias; é necessário ajudar os consumidores a navegar nas lojas de forma rápida e fácil; os consumidores precisam receber inspiração para visitar outras áreas da loja além daquela que a princípio motivou a visita; e, por fim, as emoções do consumidor influenciam suas decisões de compra e isso não pode ser esquecido. “A arte do varejo é fazer todos esses princípios andarem simultaneamente”, destacou Murray.
Ao avaliar a disciplina de shopper marketing no Walmart, o executivo afirmou que a rede precisa evoluir do pensamento de disruptura para o de convite e acolhimento do cliente; de comunicar valor, para a criação de valor; das vendas baseadas em imagens para as baseadas em histórias; e, finalmente, sair do conceito de estar sempre em contato ou no ar junto ao consumidor (o que pode ser irritante) e adotar o de que é possível sempre levar o consumidor ao engajamento, o que implica num relacionamento mais voluntário da parte deste último.
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