25/10/2014
A conversão está baseada na mudança nos hábitos de compras e no perfil de um bairro do Rio de Janeiro e um outro de Niterói.
Rio de Janeiro O GPA anuncia a primeira das três conversões dos supermercados Extra para Pão de Açúcar no Rio de Janeiro. O bairro de Botafogo receberá mais duas lojas Pão de Açúcar: uma na principal rua do bairro, Voluntários da Pátria, e outra na rua Barão de Itambi, em frente a Fundação Getúlio Vargas. A abertura da nova loja da Voluntários da Pátria aconteceu nesta quinta-feira e, no dia 29 de outubro, ser a vez da filial da Barão de Itambi. A mudança também ocorrerá na cidade de Niterói, no dia 5 de novembro, quando a loja de Icaraí será inaugurada.
A decisão pela mudança de bandeira está baseada em estudos realizados pelo GPA e que consideram mudanças nos hábitos de compra dos consumidores e alterações no perfil sócio demográfico dos moradores do Botafogo e de Niterói. Para subsidiar essa decisão, a empresa realizou estudos mercadológicos e de consumo em que foi determinante a análise do comportamento de compra dos clientes, conforme declara Elisio de Melo, Diretor de Operações do Pão de Açúcar: Fizemos estudos em várias regiões e identificamos similaridades entre os perfis e hábitos de compras dos clientes que frequentavam as lojas Extra com as lojas Pão de Açúcar que operavam próximas umas às outras nas regiões onde vamos promover as conversões. Essa conclusão reforçou a necessidade da conversão para atender àquele publico e oferecer a ele uma experiência de compra ainda mais adequada ao seu perfil.
Outros levantamentos foram realizados pela área de Inteligência de Mercado do GPA Malls, que analisou profundamente as áreas de influência de cada uma das lojas Extra e identificou mudanças urbanas e demográficas em algumas áreas, que se aproximam do perfil das regiões de influência das lojas Pão de Açúcar. Dados como renda e demanda foram fundamentais para a definição dessas lojas.
A conversão no Rio de Janeiro teve investimento de R$ 7,5 milhões e começou com reformas, mudança do layout e comunicação da fachada, passando por revisão do sortimento, ampliação dos serviços e treinamento dos colaboradores aproveitados do Extra no programa Jeito de Ser e Atender do Pão de Açúcar. Para operação dessas novas unidades, cerca de 30 % do quadro será aumentado para operação de um maior número de serviços e soluções, como pratos prontos, especialistas e consultores.
As novas três lojas Pão de Açúcar serão inauguradas com a variedade de serviços da rede, tais como consultor de clientes e atendentes de vinhos e de queijos; Espaço Café; sortimento diferenciado com foco em Padaria, Rotisserie, saudáveis, orgânicos e gourmets; e iniciativas sustentáveis. Destaque ainda para o programa de relacionamento Pão de Açúcar Mais, em que os cadastrados contam com diversas ofertas exclusivas e acumulam pontos para trocar por vale-compras. Além disso, as lojas comercializarão todo o portfólio de marcas exclusivas da rede, formado por Qualitá, Taeq, Casino, Caras do Brasil e Club des Sommeliers.
Vale ressaltar ainda que a loja Botafogo (R. Barão de Itambi) terá Espaço Sushi, com variedade de pratos da culinária oriental para se comer na própria loja ou levar para casa.
Dentro da proposta de trazer atitudes sustentáveis para a rede, o Pão de Açúcar traz para as novas lojas programas referencias em sustentabilidade no varejo brasileiro. São elas: Estação de Reciclagem Unilever, Caixa Verde e Coletores de Pilhas e Baterias.
Fator Brasil – SP