A partir de 9.080 entrevistas realizadas entre 15 de fevereiro e 29 de abril deste ano, o Instituto Croma Insights em parceria com a empresa de pesquisa online Toluna lança o ranking das 100 marcas mais lembradas pelos brasileiros durante a pandemia da covid-19.
A lembrança está relacionada, especialmente, ao impacto positivo que os entrevistados percebem a partir de ações e comunicações.
O banco Itaú foi, segundo a Croma, o mais lembrado na pesquisa. Um dos motivos é a divulgação de crédito e alternativas para os pequenos e médios empresários.
A fabricante de bebidas Ambev, segunda no ranking realizou, por exemplo, a fabricação e doação de álcool em gel para hospitais da rede pública. A varejista Magazine Luiza, terceira colocada, anunciou iniciativas de expansão de revendedores, além das doações de aparelhos respiratórios para hospitais públicos.
“Empresas devem realizar ações para atender aos sobreviventes da crise e orientar positivamente o cotidiano das pessoas. O mundo não é mais tolerante a comportamentos herméticos. O momento é totalmente propício para inovar”, diz Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma.
Santander, Natura, O Boticário, Bradesco, Nestlé, Americanas e Casas Bahia completam a lista das 10 mais lembradas.
Analisadas e separadas por segmentos a pesquisa ainda revela: Na alimentação Nestlé, Burger King e Cacau Show são as três marcas com mais impacto positivo.
Já no setor de bebidas Ambev, Brahma (por conta da grande divulgação nas lives e exposição com celebridades) e Coca-Cola foram as mais citadas na ordem.
As três instituições financeiras mais posicionadas de acordo com a pesquisa foram Itaú, Santander e Bradesco. Na moda, Havaianas, Nike e Adidas foras às instituições mais lembradas pelos brasileiros.
O setor de higiene e cosméticos foi liderado por marcas que dominam o mercado de consultoras, e que criaram incentivos e distribuição de produtos de higiene e cosméticos para população e rede pública hospitalar. São elas: Natura, O Boticário e Avon.
As indústrias mais citadas nas pesquisas foram: Vale, Petrobras, Gerdau e Suzano. Ypê, Unilever e Omo. Comunicação destaque para Globo, SBT e Bandeirantes. Os aplicativos de serviços mais lembrados positivamente na pesquisa foram: Ifood, Uber e 99.
Veja o ranking completo:
1º | Itaú |
2º | Ambev |
3º | Magazine Luiza |
4º | Santander |
5º | Natura |
6º | O Boticário |
7º | Bradesco |
8º | Nestlé |
9º | Americanas |
10º | Casas Bahia |
11º | iFood |
12º | Ypê |
13º | Brahma |
14º | Banco do Brasil |
15º | Globo |
16º | Nubank |
17º | Vale |
18º | Uber |
19º | Caixa |
20º | Avon |
21º | Burger King |
22º | Carrefour |
23º | Claro-Net |
24º | Petrobras |
25º | Amazon |
26º | Gerdau |
27º | L´Oreal |
28º | 99 |
29º | AME |
30º | YouTube |
31º | Cacau Show |
32º | Renner |
33º | Unilever |
34º | McDonald´s |
35º | PicPay |
36º | Riachuelo |
37º | Coca-Cola |
38º | Mercado Livre |
39º | Oi |
40º | Rappi |
41º | Sadia |
42º | Vivo |
43º | |
44º | Fiat |
45º | Heineken |
46º | Seara |
47º | Tim |
48º | |
49º | Me Poupe |
50º | XP |
51º | Extra |
52º | GM |
53º | |
54º | Havaianas |
55º | OLX |
56º | Outback |
57º | Pão de Açúcar |
58º | Suzano |
59º | Braskem |
60º | Gusttavo Lima |
61º | Nike |
62º | Nivea |
63º | Omo |
64º | Safra |
65º | Samsung |
66º | SBT |
67º | Votorantim |
68º | Adidas |
69º | Assaí |
70º | Banco Inter |
71º | C&A |
72º | Eudora |
73º | Havan |
74º | Lojas Quero-Quero |
75º | P&G |
76º | PayPal |
77º | TikTok |
78º | Xuxa |
79º | Zaffari |
80º | 3M |
81º | Apple |
82º | Bandeirantes |
83º | Conquer |
84º | Cosan |
85º | Danone |
86º | Dove |
87º | Elo |
88º | Elseve |
89º | Embraer |
90º | Ford |
91º | Guanabara |
92º | Hering |
93º | Honda |
94º | J&J |
95º | JBS |
96º | Klabin |
97º | Liv Up |
98º | Lojas CEM |
99º | Marisa |
100º | Mary Kay |
Fonte: Exame