20 de Outubro de 2014
Por Ashley Rodriguez, do Advertising Age
Se você não estiver fantasiado para o Halloween neste ano, você que estará por fora.
De acordo com uma pesquisa da National Retail Federation (NRF), o número de americanos fantasiados para o Dia das Bruxas será o maior de todos os tempos mais de dois terços pretendem comprar uma fantasia neste ano. Os dados representam um crescimento de 65% sobre o ano passado e é o melhor resultado dos 11 anos do estudo. O levantamento feito pela Prosper Insights & Analytics apontou ainda que a intenção de gasto médio passou de US$ 75,03, no ano passado, para US$ 77,52, neste ano.
Fantasias melhores e uma ampla variedade de produtos estão influenciando a alta demanda, segunda a NRF. Outro fator que está ajudando é que o dia 31 cairá numa sexta-feira neste ano, o que anima mais pessoas a celebrar a data. Não há dúvidas de que a variedade de trajes à disposição para adultos, crianças e até animais de estimação está atraindo a atenção de consumidores de todas as idades para o Halloween, afirma Matthew Shay, presidente e CEO da NRF. E, com o feriado caindo numa sexta, esperamos um número recorde de consumidores tomando as ruas, visitando casas assombradas e fazendo celebrações inesquecíveis, complementa.
No total, os consumidores devem gastar mais de US$ 7,4 bilhões no Dia das Bruxas de 2014 e quase 40% desse dinheiro será consumido com trajes e fantasias, segundo o estudo. Os produtos mais vendidos são de personagens do desenho Frozen, da Disney, e das Tartarugas Ninjas, além de princesas, animais e Homem-Aranha. Perto de 75 milhões de adultos também vão se vestir para o feriado e a maioria continuará apostando nos clássicos: bruxas, animais, piratas, zumbis e Batman.
E não são apenas os humanos que estão se divertindo com o Halloween. Segundo o estudo, 14% das pessoas que vão celebrar a data pretendem vestir seus bichos de estimação a caráter, percentual ligeiramente superior ao do ano passado. No Walmart, a categoria de fantasias para pets é uma das que mais cresce. A venda online já superou a do ano passado, informa a varejista.
Como de costume, a maioria dos consumidores vai procurar na internet e em lojas ideias de fantasias. No entanto, o Pinterest também é uma fonte de inspiração em potencial: 11% do público pesquisará na rede social, contra 9% no ano passado.
Varejistas com ofertas agressivas de desconto como Walmart e Kmart são os principais destinos de compras para 50% dos consumidores. Lojas de fantasias como Party City atraem um terço dos shoppers. E os varejistas estão tentando capturar a atenção dos clientes com campanhas divertidas (veja vídeos abaixo).
Neste ano, um número menor de americanos está se sentindo pressionado pela economia: 19% dos consumidores disseram que a economia vai afetar seus planos para o Halloween, contra 25% no ano passado. Este é o menor patamar do índice desde 2009.
Meio e Mensagem on-line – SP