17/10/2014
Por Tim Bradshaw | Financial Times, de Cupertino (EUA)
A Apple apresentou novos iPads – mais delgados, mais rápidos e mais intimamente interligados a seu novo serviço digital de pagamentos – em um discreto evento para a imprensa ontem.
Em meio a um mercado de tablets em desaquecimento e um declínio esperado para as vendas de iPads, a Apple incluiu o leitor de impressões digitais Touch ID e chips mais rápidos em seu tablet Air, de maiores dimensões. Originalmente apresentado, no mês passado, junto com o novo iPhone 6, o Apple Pay estará disponível nos EUA a partir de segunda-feira.
Além de poder fazer pagamentos em varejistas como McDonald’s, Walgreen’s e Macy’s com o smartphone, os proprietários dos novos iPads poderão fazer compras on-line mediante o uso de aplicativos usando o Touch ID.
Os outros refinamentos da Apple em seu tablet incluem uma câmera melhorada, revestimento anti-reflexivo e espessura mais delgada, agora metade da do iPad original. Ao apresentar o novo iPad em um evento discreto na sede da Apple, seu presidente-executivo Tim Cook disse que mais de 500 bancos e novos varejistas haviam se inscrito na Apple Pay desde seu extremamente bem sucedido lançamento do iPhone no mês passado.
Para coibir à crescente concorrência de rivais mais baratos, a Apple reduziu o preço de seu tablet mais despojado, oferecendo o Mini iPad por US$ 249. Embora o preço básico do iPad 2 Air continue a ser o mesmo que o de seu antecessor, US$ 499, configurações com mais memória são agora US$ 100 mais baratas do que o anterior.
As vendas iniciais do IPhone 6 foram bastante aquecidas, disse Cook às vésperas dos resultados trimestrais que serão anunciados na próxima semana. As vendas nos primeiros 30 dias criaram um “novo nível de referência. Não estou dizendo ‘um pouco’, estou dizendo muito – mas muito, mesmo”, disse ele, sem especificar números.
Apesar das previsões de que as vendas de iPads devem cair neste ano em comparação a 2013, Cook defendeu o histórico da Apple com o tablet, dizendo que foram vendidos 225 milhões de aparelhos desde o lançamento em 2010. “Já vendemos mais iPads, nos primeiros quatro anos, do que quaisquer outros produtos em nossa história”, disse Cook, chamando atenção para seus 675 mil apps. “Essa é uma enorme vantagem sobre nossos concorrentes”.
Uma atualização do sistema operacional da iOS 8 da Apple para iPhones e iPads estará disponível na segunda-feira. A absorção, pelos consumidores, da atualização da nova versão gratuita do software em seu primeiro mês, pelos usuários, tem sido mais lenta do que a receptividade a seu antecessor, o iOS 7, no ano passado, após uma série de problemas em funcionalidades, como em seu aplicativo de monitoração Health.
A Apple também está se preparando para o lançamento de seu novo Watch, que segundo Cook acontecerá “no início do próximo ano”. Antes disso, os desenvolvedores poderão criar aplicativos para o dispositivo “vestível” utilizando as ferramentas contidas em seu WatchKit, quando tornarem-se disponíveis no mês que vem. “[O Watch] tem tanto a ver com expressão pessoal quanto com funcionalidade”, disse Cook sobre o Watch.
Valor Econômico – SP