Sede de aquisições da AB InBev pode ser satisfeita com a Pepsi
Fusão com a americana Pepsico é um dos cenários estudados pela gigante das bebidas
POR BLOOMBERG NEWS
15/10/2014 12:30 / ATUALIZADO 15/10/2014 12:31
Pepsi estaria na mira da gigante Anheuser-Busch InBev
Foto: Paul Sakuma / Paul Sakuma/AP/9-2-2009
Pepsi estaria na mira da gigante Anheuser-Busch InBev – Paul Sakuma / Paul Sakuma/AP/9-2-2009
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NOVA YORK – Se a Anheuser-Busch InBev não puder tomar sua cerveja preferida, talvez ela se contente com uma Pepsi. Com quase US$ 90 bilhões em acordos fechados nos últimos dez anos, incluindo a aquisição da fabricante da Budweiser em 2008, nenhuma empresa de bebidas gasta como a AB InBev. A maior parte das especulações sobre a próxima jogada do gigante da cerveja de US$ 170 bilhões tem se focado na segunda maior cervejaria do setor, a SABMiller. No entanto, uma companhia do tamanho e com as ambições da AB InBev tem outras opções, entre elas a PepsiCo.
A AB InBev e seus assessores vêm estudando há muito tempo se uma fusão com a empresa de refrigerantes e snacks de US$ 142 bilhões tem sentido estratégica e financeiramente, disseram fontes do setor. Mas não há negociações em andamento, nem existe uma oferta iminente. O cenário é um dos muitos avaliados pela empresa, acrescentou uma das fontes, pedindo não ser identificada porque as informações são privadas. A AB InBev deveria pensar em algo além do mercado da cerveja, disse a Albert Fried Co. Assim, empresas como a Monster Beverage ou a Keurig Green Mountain, que estão ainda mais longe do núcleo da cervejeira, entrariam no seu radar. De qualquer maneira, é pouco provável que a AB InBev saia de mãos abanando.
A cultura da AB InBev está baseada em fazer grandes acordos, dar grandes passos à frente, disse Richard Withagen, analista da Kepler Cheuvreux em Amsterdã, em entrevista por telefone:
É tudo especulação sobre qual será o próximo passo. Que vai haver um próximo passo é quase certeza, eu não acho que essa empresa queira apenas gerenciar o negócio sem expandi-lo.
VELHOS CONHECIDOS
A AB InBev e a PepsiCo se conhecem bem, disse uma das fontes, mencionando o acordo de engarrafamento das empresas na América Latina. Os negócios de refrigerantes e snacks da PepsiCo são atraentes em meio à desaceleração dos lucros na área da cerveja, disseram as fontes. Qualquer acordo entre as empresas teria que ser amistoso.
O motor de uma aquisição seria o custo potencial e os benefícios para a receita de vender cerveja e refrigerantes através do mesmo sistema de distribuição. A AB InBev e seus financiadores brasileiros, entre eles o bilionário Jorge Paulo Lemann, da 3G Capital, também poderiam aumentar a lucratividade da PepsiCo como fizeram após a compra da Anheuser-Busch. Lemann e seus dois velhos parceiros de negócios são proprietários da AB InBev e membros do seu conselho.
Olhando o histórico deles, esses brasileiros sempre gostaram de histórias de autoajuda disse Ian Shackleton, analista da Nomura Holdings Inc. em Londres, em entrevista por telefone. A SABMiller não preenche esse requesito.
Uma opção poderia ser a Coca-Cola, disse Shackleton. Potencialmente, há mais alavancas para puxar em termos de redução de custos do que na PepsiCo, que já vem reduzindo gastos em meio à pressão do investidor ativista Nelson Peltz, segundo o analista.
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O maior obstáculo dos alvos fora do mundo da cerveja poderia ser que a AB InBev simplesmente se sente melhor só com a cerveja.
Então sobra a SABMiller. Andrew Holland do Société Générale diz que ela é de longe o alvo mais atraente para a AB InBev por causa do tamanho, da posição na África e da potencial economia de custos de um acordo. Philip Gorham, analista da Morningstar, diz que uma oferta poderia custar muito e não ser do interesse dos acionistas.
O ponto principal é que eles sempre vão ser extremamente empreendedores disse Shackleton da Nomura. Eles têm um estudo de caso da Pepsi? Tenho certeza. Eles têm um da Coca-Cola? Sem dúvida. Eles têm um da SABMiller? É claro que sim. Com o preço certo, na oportunidade certa, tudo é interessante.
O Globo Online – RJ