Com o avanço dos casos de covid-19 no país, empresários de varejo e shoppings se uniram em associações e entre membros de suas famílias para arrecadar recursos para famílias carentes e hospitais de pequeno e grande portes. A família Diniz, da Península Participações, assim como os Auriemo, da JHSF, têm montado redes de apoio especialmente em São Paulo, a região mais atingida pela pandemia no Brasil.
No Magazine Luiza, a frente da filantropia está sob a responsabilidade das famílias controladoras da empresa, os Trajano e Garcia. Em março, as famílias anunciaram a doação de R$ 10 milhões para a compra, por parte de governos estaduais, de respiradores artificiais, leitos, colchões e travesseiros usados na assistência aos doentes de covid-19. “A doação não sai do caixa da empresa, mas do patrimônio pessoal dos integrantes dessas famílias”’, informou em comunicado o Magazine Luiza. Além disso, a empresa diz que a organização Magazine Luiza vem dando suporte a seus colaboradores, sobretudo aqueles com remunerações menores. Citam, por exemplo, o pagamento em dobro do “cheque-mãe”, o auxílio-creche da companhia, a cerca de 5.500 funcionárias das lojas, centros de distribuição e SAC, com filhos de até 10 anos de idade, e o aumento da remuneração dos times de logística e distribuição.
No caso da JHSF, empresa controlada pela família Auriemo, as doações superaram R$ 1 milhão. Em termos de ações sociais, para o município de Porto Feliz (SP), cidade onde a empresa tem o empreendimento Fazenda Boa Vista, a empresa distribuiu mil cestas básicas e monitores de UTI para a Santa Casa. Ontem, doaram mais dois respiradores para a Santa Casa de Porto Feliz. Para as comunidades carentes de São Paulo, foi feita a doação de 700 cestas básicas, com produtos de higiene e limpeza para a Comunidade do Jardim Panorama, e a compra de 60 mil cestas básicas para doação em outras áreas carentes. No caso dos hospitais, a empresa se envolveu em uma ação coordenada pelo BTG Pactual, voltada para o Hospital das Clínicas de São Paulo, e também liberou R$ 250 mil em recursos para o hospital do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc).
O movimento UniãoSP, que ganhou destaque em redes sociais pelo apoio de empresários, como a família Diniz, arrecadou 2 mil toneladas de alimentos para famílias mais vulneráveis na capital e em três municípios do Estado de São Paulo. A organização arrecadou 225 mil cestas básicas nas últimas semanas, distribuindo alimentos para cerca de 120 mil famílias. São quase meio milhão de pessoas diretamente beneficiadas.
“A meta do movimento é arrecadar ainda mais 100 mil, chegando no total 360 mil cestas básicas, garantindo que os recursos cheguem até essas famílias pelos próximos três meses”, diz o movimento em comunicado.
O site do UniãoSP permite a doação por meio de cinco opções: uma cesta básica (R$ 60), duas (R$ 120), cinco (R$ 300), dez (R$ 600) e cem (R$ 6.000). “A solidariedade e o cuidado com o outro é a única forma de enfrentarmos o medo e a desesperança e superarmos tudo construindo um futuro melhor”, diz em comunicado Ana Maria Diniz, da Península Participações, outra empresa que integra o União SP. Participaram do movimento: Península, RenovaBR, Movimento Agora, Central Única das Favelas (Cufa), GK Ventures, Grupo Tello, Periferia Sem Corona, Educafro, Locomotiva, Instituto Bem Maior, entre outras instituições.
“A intenção é minimizar o sofrimento nesse momento de dificuldade, na expectativa de que essa solidariedade se espalhe e quando a crise passar, que o mundo se torne um lugar mais solidário. Mas temos que continuar esse trabalho porque não sabemos quanto tempo isso vai durar”, disse Abilio Diniz, empresário e fundador da Península, em vídeo em rede social dias atrás.
Fonte: Valor Econômico