A rede Minuto Pão de Açúcar acaba de firmar parceria com a startup brasileira Green Mining e a Cervejaria Ambev para inserir a logística reversa de vidro em lojas selecionadas da bandeira localizadas na cidade de São Paulo (SP).
Com o slogan “Tem vidro usado para ser reciclado? Resolve no Minuto”, a parceria, lançada neste mês, disponibiliza nos pontos participantes coletores exclusivos para o descarte de vidro – podem ser garrafas, potes, copos e outros objetos, desde que estejam limpos e secos. Quando os coletores estão cheios, os resíduos são recolhidos por coletores da Green Mining, que utilizam triciclos para evitar a emissão de CO2, levando o material até um ponto de concentração. Quando se atinge um certo volume, o vidro é levado direto à fábrica da Cervejaria Ambev, localizada no Rio de Janeiro, devolvendo o material à cadeia produtiva da empresa.
“O vidro pode ser reciclado inúmeras vezes e deve-se evitar que vá para lixões, aterros e contamine o meio ambiente. Para nós, a parceria com o Minuto Pão de Açúcar e a Ambev trará resultados positivos e utilizaremos novos softwares e hardwares para garantir a eficiência de nossa logística”, afirma Rodrigo Oliveira, CEO da Green Mining, “O que mais nos motiva é que esta parceria não tem prazo de validade, demonstrando o compromisso verdadeiro com sustentabilidade do planeta”.
“A sustentabilidade é um pilar estratégico da marca Pão de Açúcar, pioneira no varejo alimentar ao criar um programa de reciclagem em 2001. E, esse pilar também é refletido em sua rede de vizinhança Minuto Pão de Açúcar. Nossos clientes já nos reconhecem como uma marca engajada e em busca de soluções inovadoras para incentivar práticas sustentáveis. Esse serviço, por meio dessa parceria, reafirma o nosso compromisso com o desenvolvimento de ações que promovem não só o consumo consciente, mas também o descarte consciente”, afirma Frederic Garcia, Diretor do Minuto Pão de Açúcar.
De acordo com levantamento realizado pela Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), a reciclagem do material no Brasil movimenta aproximadamente R$ 120 milhões por ano. Em média, o mercado produz mais de 8,6 bilhões de embalagens por ano, o que equivale a 1,3 milhão de toneladas de vidro.
Fonte: Newtrade