Um em cada cinco novos empregos em todo o Brasil no mês de outubro foi gerado no comércio varejista. O setor liderou a criação de vagas, na frente de outros 24 subsetores da economia nacional. Apenas no Estado de São Paulo, o varejo alimentar gerou 3.543 postos de trabalho, o melhor desempenho para o mês dos últimos 10 anos. Os dados são de um levantamento da Associação Paulista de Supermercados (APAS) com base nos registros do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
Juntos, super e hipermercados paulistas geraram 2.223 vagas no mês de outubro, enquanto atacados e atacarejos tiveram saldo positivo de 943 contratações. Já os minimercados fecharam o décimo mês do ano com geração de 224 empregos. Por fim, as lojas especializadas em hortifrútis foram responsáveis por 153 contratações, número 77% superior ao registrado no mesmo período de 2018.
“Tradicionalmente, o varejo alimentar tem seu pico de contratação em outubro e novembro. Atualmente, a economia encontra-se aquecida, mostrando uma recuperação puxada pelo recorde de empregos formais, liberação do FGTS, maior confiança, maior crédito, menores juros, além da Black Friday”, analisa Thiago Berka, economista da APAS.
Fonte: S.A. Varejo