Nada menos do que 15 trilhões de de combinações de dados. É isso o que está ao alcance do Carrefour Brasil por meio de uma tecnologia fornecida pela startup Propz, que reúne algoritmos e avalia toda uma enxurrada de informações obtidas nas lojas físicas e no digital da companhia. O resultado das análises são interações com o consumidor que já acontecem por meio do aplicativo Meu Carrefour , além de SMS, e-mail, push e totem de autoatendimento.
Análise de dados levou a ações mais produtivas
- 25% do resultado do e-commerce foi obtido com ações de cross selling com as lojas físicas
- 2 pontos percentuais foi o aumento no volume de clientes que realizavam compras em mais de um formato da rede, alcançando 32% do total de clientes
A solução da Propz combina CRM, inteligência analítica e Big Data com o objetivo de realizar leitura automática e sistemática do comportamento do consumidor. A partir do programa de fidelidade, essas funcionalidades permitem ao Carrefour ter uma visão 360º dos dados e ser mais preditivo. Na prática, a rede pode realizar, por exemplo, ações de cross selling das lojas físicas para o e-commerce alimentar, alcançando o consumidor em diversos canais de compras.
Outros benefícios da ferramenta são, a partir da análise de dados em escala, ter maior variedade de ofertas aos clientes, otimizar os resultados de promoções e ofertas especiais e identificar os fatores que motivam cada cliente a comprar (conteúdo, crédito, cupons, descontos ou conveniência), etc.
“Com a tecnologia, baseada em inteligência artificial, o Carrefour analisa automaticamente o comportamento dos consumidores por meio de toda a sua estratégia omnichannel. A partir daí, cada ponto de contato é personalizado e otimizado para rentabilizar o relacionamento e oferecer os melhores benefícios para cada cliente”, explica Israel Nacaxe, cofundador da Propz.
“A transformação nos modelos de comunicação com o cliente está cada vez mais veloz. Alavancar dados extraídos a partir de um comportamento omnichannel do consumidor, que interage e faz compras por meio de diferentes canais, está rapidamente se tornando uma necessidade para criar uma estratégia personalizada e atender o público de maneira relevante, além de ampliar vendas preservando margens”, afirma Paula Cardoso, CEO do Carrefour e-Business Brasil.
Fonte: S.A. Varejo