A Via Varejo informou nesta quarta-feira que o banQi, banco digital da companhia, fechou novas parcerias com Mastercard, Zurich e Cielo “que disponibilizarão novas soluções financeiras, formas de pagamento e a venda de seguros massificados via aplicativos”. Para a expansão do negócio, haverá um aporte na operação do banco digital de R$ 300 milhões, apurou o Valor.
Segundo fontes, os recursos são sairão do caixa da Via Varejo. O banco surgiu da aliança entre Via Varejo, controladora da Casas Bahia, e a fintech americana Airfox.
A empresa ainda informou que o banQi e a Mastercard vão disponibilizar aos usuários do banco digital, a partir de agosto, acesso a um cartão pré-pago digital, que pode ser utilizado para pagamento de compras on-line, diz a empresa.
O cartão físico, com bandeira Mastercard, é opcional, podendo ser solicitado via aplicativo. “Essa parceria é mais um passo no objetivo de promover a inclusão financeira de milhões de brasileiros”, diz Victor Santos, fundador e diretor-executivo da Airfox. “São serviços essenciais para efetuar qualquer transação financeira, colocando mais e mais brasileiros ativamente na economia”, completa Santos.
Com a parceria com a Cielo, os usuários poderão pagar suas compras com um QR Code gerado pelas máquinas da empresa. O QR Code age como um código de barras. Os usuários do banco podem escanear esse código com o smartphone e pagar as suas compras usando o saldo que têm em conta. “As transações com QR Code também são processadas através da rede Mastercard, utilizando o mesmo número de cartão digital”, diz o comunicado.
O cliente que usar o cartão receberá o benefício de “cashback”. Com isso, a cada compra com o cartão, o usuário pode ter um retorno de cerca de até 1% do total da compra. “Tanto compras realizadas com o QR Code nas máquinas da Cielo, quanto as realizadas com o cartão digital com bandeira Mastercard terão cashback.”
Ainda foi informado que a Zurich terá no banQi um canal de distribuição para seguros focados nas classes C, D e E.
“A partir de agosto, a contratação dos seguros poderá ser realizada via aplicativo”, informa a empresa.
Fonte: Valor Econômico