Diante do envelhecimento da população brasileira e da crescente demanda da comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais (LGBT) por novos produtos e serviços, redes de franquias apostam no atendimento desses nichos de clientes por vezes desassistidos comercialmente.
Conforme o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicado em 2018, a população brasileira de idosos cresceu 18% nos últimos cinco anos, chegando a 30,2 milhões de pessoas acima dos 60 anos. De acordo com a pesquisa, em 2043, cerca de 25% da população será considerada composta por idosos.
Neste cenário, a rede de franquia Residencial Terça da Serra, especializada na hospedagem de pessoas da terceira idade, vem registrando crescimento nessa demanda . “Desde que começamos a operar no mercado, há cinco anos, a demanda desse público tem crescido cada vez mais. Tanto que, em 2018, nosso faturamento foi de R$ 10 milhões e a expectativa para este ano é atingir R$ 20 milhões”, afirmou o sócio da rede, Pedro Moraes.
De acordo com o executivo, cerca de 85% dos serviços prestados são voltados para a hospedagem definitiva de idosos. O restante é dividido entre hospedagem temporária – em casos de internação por conta de cirurgias – e também homecare. “No longo prazo acreditamos que esse percentual deva ser mais diversificado entre os demais serviços de cuidado para idosos”, complementou ele, lembrando que as mensalidades variam de R$ 4 mil a R$ 10 mil.
Na mesma linha, o presidente da rede de franquias Doctor Feet, Jonas Bechelli, conta que decidiu diversificar mais os produtos e serviços no negócio para atender esse público crescente. “Nessa nova realidade que está se formando no mercado, criamos tratamentos específicos para tratar dos pés de clientes idosos. Além disso, vamos lançar no segundo semestre deste ano cremes hidratantes de marca própria para esse nicho de mercado”, argumentou ele, destacando que o crescimento de idosos anualmente é de 10% na rede.
Segundo ele, o tíquete médio da rede está girando em torno de R$ 120. Já o faturamento do grupo como um todo deve ser da ordem de R$ 72 milhões em 2019. O empresário conta ainda que o número de unidades da rede deve subir 15% neste ano, atingindo 80 operações em funcionamento.
Para o especialista em franquias da Consultoria Goakira, José Fugice, atualmente, muitos idosos passaram a ter condições de pagar pelos serviços de tratamentos ou hospedagem, o que tem se tornado um nicho de mercado importante e pouco explorado. “Do ponto de vista do franqueado, o atendimento desse público passa a ser um bom negócio tendo em vista a segurança de uma receita muitas vezes recorrente”, explicou o especialista.
Outro exemplo de rede de franquia que ampliou o público de atendimento, dessa vez voltado para o público LGBT e diversidade, foi a Depyl Action. Especializada em tratamentos estéticos e depilação, a rede há oito anos resolveu reformular a proposta de negócio. “Mudamos até nossa identidade visual. Antes éramos focados apenas no público feminino, mas ampliamos o atendimento, igualamos os preços de serviços e produtos tanto para homens e como mulheres”, afirmou a CEO da Depyl, Danyelle Van Straten, lembrando que o tíquete médio está R$ 90.A executiva conta que a transformação estratégica envolveu também a inserção de outros procedimentos estéticos para todos os clientes, independente de como o cliente se identifica em termos de gênero. “O movimento vem para desconstruir a imagem da mulher que prefere não depilar. Com isso, desenvolvemos soluções para tratamento do pelo, tingimento, e também alongamento de cílios”, complementou Danyelle. Ainda segundo ela, para este ano a receita do grupo deve atingir R$ 130 milhões
Fonte: DCI