No primeiro trimestre deste ano, lojas do formato atacarejo elevaram sua penetração nos lares em 3,9 pontos percentuais, o que representa a conquista de 2,1 milhões de novos lares pelo canal cash & carry. Os dados são do Consumer Insights, levantamento elaborado pela Kantar .
Bom resultado foi apresentado pelo pequeno varejo, que cresceu 1,3 ponto percentual em penetração, atraindo 715 mil novos domicílios brasileiros. “Estes dois canais se complementam de acordo com os momentos e a missão de compra do consumidor e apresentam crescimento”, analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Consumer Insights da Kantar.
Por outro lado, supermercados de vizinhança e hipermercados registraram retração na quantidade de lares atendidos de 2,2 pp e 2,1 pp, respectivamente. O desempenho só não foi pior do que as vendas “porta a porta”, que encolheram 4,7 pontos percentuais em penetração.
Em relação aos produtos vendidos, o estudo da Kantar mostra que somente a cesta de perecíveis registrou aumento de consumo em relação aos últimos 12 meses até março de 2019. As categorias que se destacaram em presença em termos de avanço na presença nos lares foram: sorvete, leite fermentado, água mineral e sobremesa pronta. Já no consumo fora do lar, foram verificados crescimentos expressivos em biscoitos e bebidas.
Fonte: S.A. Varejo