Quem já foi para Londres costuma conhecer bem o fish and chips — e quem nunca foi pode provar o tradicional prato inglês no Brasil mesmo, no primeiro fast-food do país dedicado a esse tipo de culinária. Nascida em 2013, a FiChips hoje funciona com uma loja em shopping e duas unidades móveis (food truck e food trailer) e, agora, oferece a oportunidade de franquear a marca.
“O objetivo é chegar a dez franquias em 2019”, diz o fundador Hermes Bernardo, 33 anos. “É uma meta conservadora a princípio, mas eu sonho grande para o futuro. Quero um negócio sólido, para que possamos crescer e nos tornar a primeira rede de fish and chips da América Latina”. Inicialmente, a meta é crescer em São Paulo, seguido de Rio de Janeiro e estados da região Nordeste.
O empresário oferece quatro versões da franquia: food truck, mini food truck, food trailer e loja física compacta. O investimento inicial é de R$ 77 mil para a unidade mais simples (food trailer) e R$ 169 mil para a loja física.
A primeira unidade franqueada da FiChips já está encaminhada e será operada no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo (SP), por um ex-funcionário de Bernardo que se interessou pelo modelo de negócio. “Ele era gerente da loja física, viu que o negócio deu certo e demonstrou interesse em se tornar franqueado. Achei ótimo porque ele já entende a operação, os procedimentos e os padrões”, diz o fundador.
Segundo Bernardo, os primeiros dez franqueados ganharão um kit com uniformes para funcionários e o totem do guarda inglês em tamanho real que é símbolo da marca. “Os primeiros franqueados apostam no negócio. São eles que vão fazer a FiChips crescer”, diz. A distribuição de matérias-primas em todo o país está garantida graças a parcerias com marcas como a Bem Brasil, indústria nacional que fornece as batatas da FiChips.
Cardápio esperto
Como é de se esperar pelo nome, a FiChips vende porções de peixe e batata frita, mas o cardápio conta ainda com onion rings, saladas, hambúrgueres, batata recheada, escondidinho inglês e churros europeu como sobremesa.
“Nosso cardápio é bem compacto, os alimentos são congelados e têm longa data de validade, por isso há pouca perda, o que aumenta o faturamento”, afirma Bernardo.
Atenção ao cliente
A marca atua em parceria com todos os aplicativos de entrega de comida para fazer delivery dos pratos. Como o principal produto é frito, Hermes Bernardo tomou o cuidado de desenhar uma embalagem especial para o transporte, para que os produtos não percam qualidade no caminho.
Os pedidos saem com uma etiqueta em que o funcionário escreve à mão “thank you” (obrigado) e o nome do cliente — meio ao estilo Starbucks.
História de superação
A FiChips, como tantos empreendimentos, nasceu da necessidade. Em 2013, Hermes Bernardo, que é formado em marketing, estava com dificuldade para encontrar emprego e precisava de uma atividade para conseguir pagar as próprias contas. A ideia da FiChips surgiu enquanto ele olhava fotos de uma viagem que havia feito a Londres — onde provou diferentes versões do prato que viria a ser o carro-chefe de sua marca.
Em uma só noite, inspirado pelo insight, ele desenhou todo o plano de negócio e, quando se deu conta, já tinha um caminho a seguir. “Comprei um mini food truck e um manequim para ser o guarda real inglês. Chamei amigos para testar as receitas e eles elegeram as vencedoras”, diz Bernardo.
Então, chegou a hora de sair para vender. A atividade começou na rua, na região de escritórios da movimentada avenida Berrini, em São Paulo (SP). De 2013 para cá, o empreendedor diz ter trabalhado muito e aprendido com os erros. Hermes surfou na onda dos food trucks, resistiu ao fim da moda e se destacou no mercado.
Ele levou a marca a grandes shows e eventos, como Lollapalooza, até inaugurar a primeira loja física dentro de um shopping no início de 2018. “Foi difícil essa trajetória, mas sabia que queria construir um legado. Aquela situação veio para o bem”, afirma o empresário.
Fonte: PEGN