“Olá, quer ganhar tempo registrando suas compras comigo?”. Com esta pergunta sugestiva, clientes do Pão de Açúcar começam a ser apresentados ao Pre-Scannning, uma das formas que a bandeira de supermercados do GPA testa para otimizar o tempo de compra de seus clientes na loja física.
Em fase piloto, a iniciativa está sendo executada na unidade do Pão de Açúcar Jardim Paulista, na cidade de São Paulo. Nela, colaboradores da loja ficam equipados com um leitor móvel e abordam clientes para realizar o pré-escaneamento das compras enquanto aguardam a vez na fila. Caso o cliente aceite, um funcionário inicia o registro dos itens, retirando e colocando as compras novamente no carrinho. Ao fim da ação, o operador entrega um QR Code para o cliente e o direciona para a seção de autoatendimento, ou ao checkout que estiver com menor demanda no momento.
A ideia é otimizar o tempo de compra e reduzir a espera, sobretudo em horários de pico. O teste do Pre-Scannning começou no dia 21 de janeiro deste ano. Até agora, mais de 3 mil clientes já foram impactados pela ação.
Outra iniciativa do Pão de Açúcar, que também opera em fase de testes na unidade da Jardim Paulista, é o formato Shop and Go, em que o cliente pode realizar suas compras normalmente em loja física e solicitar que todos os produtos sejam entregues em domicílio em até 4 horas. O pagamento também só é realizado no momento em que o consumidor recebe seu pedido no endereço solicitado.
Fonte: S.A. Varejo