As startups, empresas inovadoras de tecnologia, têm chamado a atenção de varejistas de grandes redes para melhorar a eficiência financeira e operacional com vista à otimização dos resultados. Marcas como Chilli Beans, O Boticário, Havaianas, Hering, Fotóptica, entre outras, já estão levando inovações tanto para suas lojas próprias, como também para seus franqueados, na busca por melhores resultados.
O Finanças 360º, plataforma que auxilia na gestão financeira inteligente de franqueados de grandes redes, é uma dessas empresas inovadoras. A startup já atua com mais de 2500 lojas de todo o País. “A solução ajuda o varejista a realizar a gestão financeira da operação – como controle do fluxo de caixa, do Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE), do Contas a Pagar e a da conciliação bancária e de cartão”, afirma, Henrique Carbonell, sócio-fundador do Finanças 360º.
Carbonell, que também é franqueado do Grupo O Boticário, percebeu a demanda por essa solução a partir da experiência própria. Ele conta que a gestão financeira por si só não era a principal dificuldade. A questão que mais preocupava era a parte da conciliação do recebível por vendas feitas no cartão. “Se o varejista não fizer uma boa conciliação das vendas, ele vai perder dinheiro e não vai conseguir fazer uma gestão financeira efetiva”, afirma. Só neste ano clientes da plataforma já recuperaram aproximadamente R$ 10 milhões de reais que haviam sido deixados na mesa das operadoras.
Quem também tem levado inovação, desta vez do ponto de vista da operação, é a FX Retail Analytics. A startup leva uma solução que fornece métricas para o varejista entender melhor o comportamento do consumidor em lojas e shopping centers. Por meio de dispositivos IoT (Internet das Coisas), é possível capturar dados e viabilizar indicadores como taxas de conversão, de atratividade, tempo de permanência, de frequência e até mesmo identificar o perfil do cliente antes mesmo dele chegar ao checkout.
A tecnologia já está em uso por mais de 1200 lojas de grandes redes, como Hering, Boticário, Grandvision by Fototica, Lacoste, The Beauty Box, Lindt, entre outras. O objetivo principal é proporcionar maior transparência e autonomia aos gestores, entregando além do trivial fluxo, com acuracidade de 95%, possibilidades de identificar pontos de melhoria e ainda oferecer uma experiência elevada ao consumidor através dos recursos de Wi-Fi e Beacon também disponíveis na solução.
Segundo Walter Sabini Junior, sócio-fundador da FX Retail Analytics, com o monitoramento feito por meio de dispositivos de captura, o varejista pode acompanhar o comportamento do consumidor em tempo real e desenhar diversas estratégias que impactam tanto a equipe de vendas, quanto o próprio cliente, de maneira imediata. “Ele ainda terá insumo para definir estratégias de planejamento baseado nos estudos históricos e ainda reports preditivos que ajudam nas análises de tendências e em ações mais certeiras”, afirma.
De acordo com um estudo realizado pela Liga Ventures, aceleradora que ajuda grandes empresas a criarem programas de inovação, existem hoje 293 startups que estão entregando valor para o varejo em diferentes áreas. O levantamento mostrou que os grandes varejistas buscam diferenciação em temas como atração de clientes, experiência de loja, entregas, fidelização e gestão financeira inteligente.
Fonte: E-Commerce News