Estar atento às necessidades dos millennials pode parecer óbvio para muitas pessoas e empresas, mas não é algo consensual. Em reuniões, ouço executivos menosprezando a força transformacional que esse público exerce no comércio mundial. Escuto que seu produto não tem os millennnials como público majoritário e alvo. E mais: que não devem dar atenção pelo simples fato de suas operações ou vendas estarem indo muito bem. Isso é uma ilusão. As mudanças do mercado estão cada vez mais dinâmicas e velozes. Ir bem hoje não significa ir bem amanhã e seu público alvo irá mudar, com certeza.
Por isso, sempre reforço o quão importante é estar conectado aos millennials em qualquer indústria. Na minha, de tecnologia de pagamento, isso não é diferente. Com os celulares assumindo um papel mais central na vida dos consumidores, surge uma série de alternativas inéditas aos tradicionais métodos de pagamento de produtos e serviços.
Essa mudança tem sido capitaneada principalmente pelos millennials. São consumidores que não só usam pagamentos digitais móveis regularmente, como mostram uma preferência crescente por essas opções ante as que já se tornaram tradicionais. A exemplo dos cartões plásticos de débito e de crédito que estão na carteira.
Já temos conhecimento sobre algumas coisas que esse público tem buscado. Por exemplo: os pagamentos digitais móveis melhoram a experiência de pagamento, mas não são a solução dos problemas para os estabelecimentos comerciais. As empresas ainda precisam aplicar os fundamentos de marketing para manter esses clientes satisfeitos. Principalmente os comércios sem preços competitivos ou que não oferecem opções de entrega convenientes.
Outro ponto: os millennials preferem comprar em lojas que aceitem seus métodos preferidos de pagamento. Isso os torna mais propensos a comprar quando há a possibilidade de pagar com o celular ou de forma online, por exemplo. Esse público gostaria que as empresas aplicassem conceitos de gamificação à sua experiência de compra. Para eles, agregam valor lojas que oferecem experiências móveis e online integradas, têm navegação visual e permitem que comparem suas compras à de amigos.
Assim, os estabelecimentos comerciais devem ouvir atentamente o que esses consumidores influentes têm a dizer se quiserem ter sucesso na próxima onda do comércio digital. Eu resumiria em alguns pontos:
- Ofereça várias opções para pagamento móvel: os estabelecimentos comerciais devem considerar a implantação de vários tipos de pagamentos para traí-los. Pode ser com tecnologia de pagamento por aproximação ou uma soluções in-app, por exemplo. Tendo em vista sua preferência e nível de conforto com essas opções de pagamentos, os millennials querem que os estabelecimentos ofereçam uma experiência de varejo fluida do começo ao fim da transação. Com um grande leque de opções, os estabelecimentos comerciais conseguem mostrar que entendem suas necessidades melhor do que a concorrência.
- Expanda o pagamento digital para outros públicos além dos early adopters usando testes e incentivos. Escute os millennials, mas não deixe de fazer teste com outras faixas etárias também. Os estabelecimentos precisarão considerar toda a base de consumidores em suas estratégias de pagamento para o futuro. Uma maneira que eles têm de medir isso é testando diferentes opções de pagamento. Podem oferecer ao consumidor a opção de experimentar um novo fluxo de checkout via celular, por exemplo. Realizar testes desse tipo e avaliar as reações e os sentimentos dos consumidores pode ajudar sua empresa a minimizar riscos quando lançar uma nova estratégia de pagamento.
- Destaque por meio de customização e do engajamento! Oferecer experiências de compra customizadas e que geram engajamento pode ser uma forma eficaz de atrair novos clientes para sua marca. Os millennials estão acostumados com a facilidade de usar uma grande variedade de serviços digitais. Esse é um motivo pelo qual buscam estabelecimentos que ofereçam diferenciais e conveniência na vida deles. As empresas devem atender a essas expectativas investindo em tecnologia. Para, assim, oferecer experiências engajadoras e customizadas em canais online, aplicativos móveis e na própria loja. Há exemplos de como as empresas podem se engajar com os consumidores de formas novas e únicas. Oferecer ofertas e promoções exclusivas por meio de um aplicativo móvel e criar jogos interativos usando códigos QR ou câmeras de celular são alguns deles.
Fonte: E-Commerce Brasil