Você gostaria de reduzir em até 8% a rotatividade de pessoas no seu supermercado? Alguns varejistas já estão conseguindo isso ao firmar parceria com empresas que utilizam, na seleção e contratação de profissionais, o machine learning: método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. Trata-se de um ramo da inteligência artificial baseado na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana.
Uma das empresas que oferecem essa ferramenta é a Levee . “Ao aumentar o tempo de retenção dos profissionais, reduzimos os custos com treinamentos, entre outras vantagens”, diz Marcelo Salles, vice-presidente da divisão de Soluções de Produtividade para a Força de Trabalho da fintech, startup que usa tecnologia para viabilizar financeiramente as empresas. A Levee, que existe desde 2016, presta serviços para grandes varejistas do País, como Casas Pernambucanas, C&A, Hi Happy e a rede de supermercados St. Marche.
A ferramenta possibilita ainda diminuir o tempo do processo seletivo em relação ao modelo tradicional. Outra vantagem é o uso da geolocalização, que permite priorizar os candidatos qualificados que residem nas imediações do local de trabalho. “Dessa forma, consegue-se reduzir despesas com vale-transporte e aumentar a qualidade de vida do empregado, que gastará menos tempo em deslocamentos”, afirma o executivo.
Além de contar com a plataforma própria EmpregoLigado, com 2,5 milhões de candidatos inscritos, bancos de dados, como Google Jobs, alimentam a pesquisa. Salles não revela o preço do serviço, mas explica que a Levee baseia a cobrança “no fator de sucesso”. Ou seja, o varejista só paga pelas contratações efetivadas.
Vantagens da contratação com inteligência artificial
500 contratações/ano da startup para varejistas atendidos, entre eles a rede St Marche
3 a 4 dias úteis tempo de contratação pelo modelo de machine learning, contra 15 a 30 dias da forma tradicional
Fonte: S.A. Varejo