O varejo está cada vez mais digitalizado, como prova o exemplo da compra do Whole Foods pela Amazon, mas a inovação não para por aí. “O e-commerce foi a primeira onda e agora a gente vê essa barreira do digital pro físico caindo. O offline para ser um lugar de experiência de relacionamento com a marca e agora elas vêm turbinadas com as digitalizadas”, defende Lucas Prim, CEO e confudandor da SumOne, startup focada em trazer soluções para ajudar lojas a se comunicarem melhor com seus clientes.
Para ele, a tendência do omnichannel é forte: a convergência de todos os canais de uma empresa está alinhada com a nova geração de clientes que está chegando (com cada vez mais poder aquisitivo). No caso, Prim afirma que enquanto os canais digitais permitem menos fricções, uma vez que o cliente gasta menos tempo fazendo o que não gosta e indo direto ao ponto (escolhe o produto e compra rapidamente), o físico traz a possibilidade de ser uma experiência gostosa.
O exemplo que o CEO dá é o da loja da Adidas, em Nova York, a maior loja da franquia, que é recheada de experiências para os clientes, como uma quadra de tênis, arquibancada, armários de vestiário e mais! Confira:
“A gente entende que dentro do setor de varejo existe um domínio de empreendedores que cuidam do que está dentro da loja, mas nem sempre a tecnologia vem para agregar. Não é só socar um monte de tablet na sua loja que vai funcionar: a tecnologia ajuda, mas a experiência é a força matriz”, revela Lucas Prim.
Segundo Prim, é preciso pensar no antes e no depois do contato do cliente com a loja, que é o que a SumOne ajuda a fazer. “O consumidor hoje tem voz ativa para falar. É preciso pensar no cliente porta afora – será que ele gostou do produto, da experiência?”, provoca o CEO.
Fonte: Startse