A Zaitt, loja automatizada que funciona sem nenhum funcionário, vai abrir duas unidades na cidade de São Paulo e mais uma no estado do Espírito Santo. A primeira unidade, inaugurada em dezembro do ano passado, está localizada na Praia do Canto, em Vitória, também no Espírito Santo.
A loja vende alimentos e bebidas e funciona no esquema de conveniência 24 horas. Antes de ser uma loja sem nenhuma pessoa trabalhando, a Zaitt era um serviço delivery de alimentação e bebidas via aplicativo e teve uma loja física a 1,5 km da Praia do Canto que durou um ano e três meses.
Segundo o sócio-fundador Rodrigo Miranda, recebe até 2 mil pessoas por semana com um tíquete médio de cerca de R$ 30. A Zaitt foi instalada em um lugar com ampla movimentação noturna e em uma região com bom fluxo e fácil acesso. Características procuradas pelos donos para testar a inovação.
Para entrar e sair da loja, o consumidor precisa apresentar o QR Code fornecido pelo app da Zaitt ao leitor colocado na porta. Para levar produtos, o processo é o mesmo. O produto possui um código que deve ser emparelhado ao leitor e, por fim, esse código registrará os produtos que serão cobrados do consumidor assim que ele sair da loja. Sem dinheiro, cartões ou operadores de caixa e vendedores envolvidos no processo.
Franquia
Miranda revela que a loja automatizada foi inspirada em iniciativas como a Amazon Go, nos Estados Unidos, e em experimentações realizadas no varejo chinês. A Zaitt anunciou investimentos de cerca de R$ 1 milhão na loja e não revelou tempo estimado de retorno. Além disso, a empresa abriu a intenção de tornar-se uma franquia. Segundo Miranda, o processo deve ser concluído em julho para que a rede comece a se expandir.
O empresário afirma ainda que a ideia é manter a expansão de lojas próprias junto com as franquias. Porém, não há um número estipulado de lojas a serem abertas para depois de agosto. “Tem toda uma questão de investimento que precisa ser contemplada e análise de viabilidade envolvida, mas algumas lojas da Zaitt serão próprias porque a gente precisa continuar testando e validando nossas hipóteses e desenvolvendo modelos”, explica.
Amazon Go
A Amazon Go foi aberta nos Estados Unidos ao público em janeiro deste ano depois de experimentações ao longo de 2017. Agora, a Amazon trabalha para expandir sua loja autônoma para outras regiões dos Estados Unidos.
A diferenciação da Amazon em relação a outras experiências pelo mundo é a tecnologia que permite que o consumidor não precise sequer pegar seu celular dentro da loja para efetuar o pagamento. O aplicativo é acessado diretamente pelo sistema da loja para registro da atividade de compra e cobrança.
Nem mesmo a retirada dos produtos da prateleira precisa de qualquer ação via smartphone. Os sensores e câmeras nas prateleiras e corredores já identificam a escolha dos produtos assim que eles são tirados da gôndola.
Diferenças
Se na loja americana só os sensores e as câmeras já são suficientes para identificar a retirada de produtos das prateleiras, na Zaitt, é preciso passar o código no sensor para identificar o produto, realizar o pagamento pelo sistema contactless do celular junto ao sensor da porta e sair da loja.
A aposta da Zaitt é otimizar a tecnologia de pagamentos para as próximas unidades que serão inauguradas. Porém, a tecnologia que substituirá o QR Code não foi relevada. Segundo Miranda, a ideia é que os consumidores realizem o pagamento também sem retirar o celular do bolso, como na Amazon Go.
Na China
A Bingo Box é a loja autônoma sensação na China. Aberta por 24 horas, a loja está conectada ao WeChat, plataforma onipresente no consumo chinês. A loja tem apenas 15 metros quadrados, mas uma variedade de 500 a 800 SKUs. A Bingo Box tem mais de mil unidades e é montada sobre containers que podem ser deslocados.
Fonte: Novarejo