De olho no comportamento dos usuários até o momento final do clique para a conclusão da compra, o Mercado Livre aposta na comercialização de serviços publicitários para pequenos e médios vendedores dentro do marketplace.
“Percebemos que é importante para os nossos clientes entenderem a jornada que o usuário faz até realizar o clique da compra do produto”, afirmou a líder da Mercado Livre Publicidade unidade responsável pela venda de branding e engajamento do consumidor, Alexandra Mendonça. Atualmente, cerca de 8 mil empresas recorrem a esse serviço de “branding” segmentado conforme o perfil de cada usuário.
Entre 2016 e 2017, houve crescimento de 43% no número de empresas que compraram publicidade para alavancar as vendas na plataforma. Entre os anos de 2015 e 2016, esse incremento foi de 400%.
Além disso, a executiva recomenda os serviços para vendedores com segmentação de produtos, indicando o setor de bens de consumo como um dos que mais contrata serviços branding e cita o mercado de peças automotivas, eletroeletrônicos e equipamentos de informática como exemplos.
Já no que diz respeito às ações focadas no engajamento e análise do comportamento do usuário, houve avanço de 71% de 2016 para 2017.
Mesmo com a alta, o Mercado Livre não revelou números sobre a receita da unidade que comercializa os anúncios e campanhas publicitárias. Um dos exemplos de empresas que compõe a base de clientes é a E-LED Brasil, voltada para a venda de luminárias. Após contratar as campanhas de publicidade da plataforma, o negócio viu suas vendas crescerem 153% ante ao mesmo período do ano anterior.
Em termos de faturamento, a iniciativa resultou em quase a receita total adquirida no mês de novembro de 2017 – quando o há grande movimento na comercialização de produtos devido à Black Friday.
Fonte: DCI