A livraria Fnac de Porto Alegre, localizada no BarraShoppingSul, fechou as portas durante o feriadão de 1º de maio. Sem chamar a atenção ou anunciar o encerramento das operações, a loja fechou e não foi reaberta, e sua fachada foi substituída por tapumes com um grafitti do artista Celopax.
A varejista francesa de livros já havia anunciado, no início do ano passado, que deixaria de operar no País. Na época, a rede possuía 12 lojas espalhadas pelo Brasil, incluindo a do BarraShoppingSul, que operava desde novembro de 2008.
Em julho de 2017, a Livraria Cultura informou ter adquirido a totalidade da Fnac Brasil, afirmando em comunicado que “a união entre os dois grupos criará valores e sinergias” e também “permitirá que a Livraria Cultura diversifique seus negócios, adicionando novas linhas dos produtos e serviços”. Na ocasião, a Fnac Brasil afirmou o início de um processo de busca de um parceiro local e negou a intenção de deixar o negócio no País.
Procurada pelo Jornal do Comércio, a Livraria Cultura diz não ter planos de abrir uma unidade da rede no local desocupado pela Fnac no BarraShoppingSul. “A Cultura enxerga o fechamento das lojas da Fnac como uma movimentação natural do varejo”, informou a rede. Já o próprio shopping afirmou que não irá se pronunciar oficialmente sobre a loja fechada. O número de funcionários demitidos também não foi divulgado.
Além da loja em Porto Alegre, a Fnac ainda encerrou suas atividades nas unidades do BarraShopping no Rio de Janeiro, de Belo Horizonte e de Ribeirão Preto.
Fonte: Jornal do Comércio RS