O Brasil é um dos oito maiores mercados de eCommerce do mundo e a previsão é de aumento de 12%, totalizando US$ 59 bilhões até 2021, segundo pesquisa Global Payments Report 2017 da Worldpay1, líder global em serviços de pagamentos.
Para 2018, as previsões indicam que, para aumentar as vendas de comércio eletrônico, os comerciantes precisam oferecer mais opções de pagamento. À medida que a era digital produz mais gadgets e as lojas virtuais se multiplicam, os comerciantes que não oferecerem opções de pagamentos variadas podem perder seus clientes – tópico que está em linha com o estudo1, divulgado em novembro do ano passado. Esse levantamento também aponta que, para 78% dos consumidores, a experiência de pagamento on-line afeta o desejo de retornar ao site de um varejista.
Outra previsão é o crescimento das eWallets. As “digital wallets”, ou carteiras digitais, têm a mesma funcionalidade do cartão de crédito, mas ao invés de usar um cartão de plástico, um aplicativo no telefone passa a ser o principal ponto de contato. Segundo pesquisa da Worldpay1, os pagamentos utilizando carteiras digitais representam atualmente 12% do mercado, um dos meios de pagamento de maior crescimento e adoção por parte dos consumidores. E, ainda, elas trazem mais segurança e comodidade para o consumidor. Em cinco anos, as compras com e-wallets devem duplicar no mercado local e isso trará mais segurança e conveniência ao consumidor.
Enquanto isso, o segmento de mCommerce continua a se expandir e oferecer mais opções para o consumidor. Um dos motivos é o mCommerce ser um dos impulsionadores da carteira digital (eWallets). Além disso, o Brasil deve alcançar US$ 10,1 bilhões até 2021 por conta do aumento do uso de dispositivos móveis – com 1,3 assinatura móvel per capita1 – e também pela população brasileira que está cada vez mais conectada, com um alcance de 61% da população brasileira, com mais de anos de idade. Isso equivale a 107,9 milhões de pessoas, de acordo com dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)2 .
Se 2018 for parecido com o ano anterior, o mercado online alcançará todas as previsões para os próximos anos. Segundo pesquisa Worldpay, na Black Friday de 2017 o fim de semana teve o maior volume de vendas se comparado ao mesmo período de 2016. No sábado, a alta foi de 19,4% e no domingo, de 17,6%. A sexta-feira, que deveria ser o principal dia para as compras, teve incremento de 6,8%. Essa é uma tendência na América Latina. A região teve 18,4% de vendas na sexta-feira, enquanto que no sábado houve aumento de 38,6% no volume de compras, em relação à 2016.
“Os consumidores estão atentos às novidades e querem soluções seguras e digitais. Com o crescimento e as transformações do mercado eCommerce previstas para o próximo ano, as empresas que oferecerem diferentes formas de pagamentos aos seus clientes vão se diferenciar no mercado. Além disso, ter opções de formas de pagamento como as eWallets é um fator determinante para o sucesso da loja e na fidelização dos clientes”, Juan D’Antiochia, Gerente Geral da Worldpay para a América Latina.
Fonte: E-Commerce News