O comércio varejista brasileiro deve perder R$ 11,3 bilhões em 2018 em decorrência dos feriados nacionais e pontes, é o que aponta estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Esse montante é 15% superior ao dado projetado em 2017. As perdas das lojas de vestuário, tecidos e calçados devem atingir R$ 1,3 bilhão, crescimento de 25% em relação a 2017, a maior taxa entre as cinco atividades avaliadas. Já o segmento de supermercados deve deixar de faturar pouco mais de R$ 2,7 bilhões, 7% acima do calculado para 2017, enquanto as farmácias e perfumarias tendem a registrar perda de R$ 1,6 bilhão, 18% superior a 2017.
Em termos de faturamento, o comércio de combustíveis, além de joias e relógios, artigos de papelaria, dentre outros, que perderá em torno de R$ 4,6 bilhões, 13% a mais que em 2017. Já os setores ligados aos bens essenciais devem participar com 38% do total da perda no próximo ano. Nos cálculos, a FecomercioSP desconsiderou os feriados estaduais e municipais. Além disso, foram excluídos os setores que comercializam bens duráveis, como veículos, eletrodomésticos e materiais de construção. Os impactos da Copa do Mundo também não foram considerados.
Fonte: GiroNews