O e-commerce pede cada vez mais uma interação sem barreiras entre vendedor e consumidor. Nesse sentido, o uso do IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas), revolução tecnológica que conecta dispositivos eletrônicos utilizados diariamente, se tornou algo indispensável no dia a dia dos lojistas.
Diretor-executivo de tecnologia da Luiza Labs, braço de tecnologia do Magazine Luiza, André Fatala falou sobre a importância da coleta de dados dos clientes, nesta quarta-feira (25), no auditório de Tecnologia do Fórum E-Commerce Brasil 2017.
Segundo Fatala, a empresa percebeu um crescimento exponencial na área de e-commerce quando apostou na estratégia de e-mails personalizados e da plataforma de “personal mobile”.
No mundo físico, com ações como o check-in dos clientes nas lojas e o número do CPF, é possível identificar o comportamento desse cliente. Em seguida, o vendedor recebe recomendações precisas e indica os produtos que o cliente demonstrou interesse no mundo virtual.
Fatala foi enfático ao falar sobre esse engajamento – É preciso armazenar o maior número possível de dados sobre o consumidor – ainda que o lojista não saiba o que fazer com eles.
O uso de serviços de cloud é primordial para processar e visualizar dados – e o melhor de tudo: esse serviço é muito barato.
Com o desenvolvimento de tecnologias cada vez mais precisas, em algum momento essas informações serão melhor entendidas e aplicadas estrategicamente.
Dessa forma, será possível mapear a “identidade” de cada cliente, estabelecendo um tratamento cada vez mais personalizado e que faça sentido a esses consumidores.
Fonte: E-Commerce Brasil