É colocando os candidatos para suar que a varejista de artigos esportivos Decathlon escolhe quem vai contratar. A empresa francesa tem 21 lojas e 1,5 mil funcionários no Brasil e vende também online.
A última etapa do processo seletivo para trabalhar lá, depois da entrevista individual e dinâmicas de grupo, é uma competição, normalmente de futebol ou basquete.
“Na quadra a gente vê quem toma a liderança, quem passa a bola, quem trabalha em equipe, quem gosta de jogar sozinho e quem pisa nos outros”, diz Cedric Burel, presidente da companhia no Brasil.
Não interessa quem faz mais pontos e nem é preciso ter intimidade com a bola para ser aprovado. A formação universitária também não é determinante, já o gosto pelo esporte, sim.
As competições esportivas são presentes também no dia a dia da empresa e são feitas após as reuniões mais importantes, como as apresentações de resultado e convenções de vendas.
Rotatividade caiu
Os jogos começaram a fazer parte da política de admissão da Decathlon no país em 2014. De lá para cá, 503 sessões foram realizadas, com 5.566 candidatos – 400 deles foram selecionados.
A estratégia ajudou a companhia a acertar melhor o perfil de funcionário que ela procura, segundo Burel. Em dois anos, a taxa de rotatividade de pessoal caiu 25%, afirma.
“O recrutamento fica mais caro, mas no final a conta sai mais barata. Porque se a gente contrata errado, forma e investe no ‘atleta’ errado”, diz.
Gerente monta o time
Outro ponto inusitado no processo seletivo da Decathlon é que não é o departamento de recursos humanos que seleciona os funcionários. São os gerentes e diretores que trabalharão diretamente com eles.
“Se você não pode escolher com quem vai trabalhar, como pode dividir a responsabilidade?”, questiona Burel.
Por enquanto, a seleção por meio do esporte só acontece em São Paulo, onde a companhia tem 12 lojas, mas deve ser direcionada também para outras praças. A Decathlon está presente também no Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais e deve chegar nos próximos meses ao Rio Grande do Sul.
Atualmente, a empresa tem 150 vagas abertas, para trabalhar em duas novas lojas. O plano é chegar a 26 pontos de venda até junho de 2018.
A Decathlon pertence ao grupo francês Adeo, que também é dono da Leroy Merlin, entre outras empresas. Ela tem cerca de 78 mil funcionários e 1,1 mil lojas no mundo.
Fonte: G1