A exploração da mão de obra infantil ainda é um problema no Brasil e em boa parte dos países em desenvolvimento. Estima-se que ainda há 2,6 milhões de crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos trabalhando ilegalmente no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Diante desse cenário, no próximo dia 12, o Ministério Público do Trabalho inicia uma campanha (#ChegadeTrabalhoInfantil) que prevê ações de conscientização sobre o problema social.
“A redução dos números não significa que o trabalho infantil foi erradicado do nosso país. A quantidade de crianças trabalhando ainda é muito grande. Essa é a melhor oportunidade para uma mobilização da sociedade contra essa chaga, para que as estatísticas recuem ainda mais”, disse por nota a procuradora Marcela Monteiro Dória, representante da Coordinfância no interior de São Paulo.
#ChegadeTrabalhoInfantil
Algumas redes de varejo aderiram à campanha. O McDonald’s utilizará seu extenso número de lojas no País para impactar seus mais de 2 milhões de clientes por dia no Brasil.
“Replicaremos essa importante mensagem, motivando os nossos consumidores a também defenderem a causa”, disse por meio de nota Paulo Camargo, presidente da Arcos Dourados, empresa que opera a marca McDonald’s no Brasil e em outros 20 países da América Latina.
A participação da rede de comida na campanha acontece com forte apelo simbólico. Isso porque, o McDonald’s figura no topo da lista das empresas que mais oferecem o primeiro emprego aos jovens no Brasil.
“Mais do que gerar uma vaga de trabalho para esses jovens-adultos, queremos apoiá-los, dando a eles ferramentas para autogestão dos seus planos de carreira e, consequentemente, possibilitando a mobilidade social”, complementa Camargo.
Outra rede que adotou a campanha foi o Walmart. “O varejo tem uma capacidade enorme de comunicar e influenciar milhares de pessoas diariamente. É nossa responsabilidade promover este tipo de movimento junto aos nossos clientes e fornecedores”, disse, em nota, Flávio Cotini, presidente do Walmart Brasil.
“Erradicar o trabalho infantil é um compromisso do Walmart”, ressaltou. A rede varejista demonstrará o seu apoio divulgando as mensagens da campanha em seus veículos oficiais de comunicação e em canais de mídias sociais.
Fonte: Novarejo