Antigamente bastava oferecer um produto ou serviço. Hoje, mais importante do que fazer, é saber porque você faz. Bem-vindo ao tal do propósito.
Mais que discurso bullshiteiro em apresentações onde o keynote aceita tudo e todo mundo quer salvar o mundo, fazer o bem, acabar com a discriminação, promover a igualdade e outras bondades que estão na moda, aqui não dá pra enrolar. E um bom jeito de medir isso é pelo bolso.
Alguém já disse que um princípio só é um princípio quando custa dinheiro. Perfeito. Por que isso geralmente é o que diferencia o que é discurso do que é verdade.
A Talent, por exemplo, nunca aceitou atender contas de cigarro ou de governo, mesmo sabendo que dali vinham alguams das maiores verbas de propaganda.
Mas nem precisa envolver tanto dinheiro. É o caso da Ben & Jerry’s. Na Austrália, 72% da população é a favor do casamento entre o mesmo sexo. Mas a lei não permite isso. Então a marca resolveu se posicionar. Enquanto a lei não mudar, eles não vão mais vender sorvetes com duas bolas do mesmo sabor.
O comunicado explica:
Imagine pedir duas colheres do seu sabor favorito e descobrir que não é permitido. Você ficaria furioso. Mas isso não se comprara a forma como você ficaria furioso se alguém dissesse que você não tem permissão para casar com a pessoa que você ama”
Vão perder algumas vendas? Possivelmente. Mas nesses tempos estranhos que vivemos, é sempre bom quando alguém nos lembra que dinheiro é uma coisa e valores são outra bem diferente.
Fonte: B9