Netshoes, do qual fazem parte os e-commerces Netshoes e Zattini, realizou durante o último ano uma grande reestruturação em sua área de TI. Sob o comando de André Petenussi, diretor de TI da companhia, a empresa unificou as subáreas antigamente separadas em Produto, Desenvolvimento BackEnd e FrontEnd, visando ganhar mais escala, sinergia e alinhamento estratégico.
Para tocar essas frentes de trabalho, o diretor reorganizou a equipe em times orientados tanto vertical, quanto horizontalmente. Baseado em uma cultura ágil, verticalmente, a empresa dividiu os colaboradores em squads, grupos formados por pessoas com especialidades diferentes e focadas em features especificas do negócio – catálogo, ferramentas de marketing, SEO, busca, lojas parceiras, checkout, frete, preço, marketplace, app.
“Em todos os times de desenvolvimento temos pessoas de diferentes skills – product owner, scrums másters, Devs – e cada time tem como objetivo a evolução de um ou mais produtos diretamente relacionados a uma parte do negócio da empresa. Dessa forma, conseguimos ser mais ágeis e mais relevantes ao negócio simplesmente por deixarmos de ter uma estrutura software oriented, e colocarmos o cliente no centro de toda e qualquer inovação”, explica Petenussi.
André Petenussi, diretor de Tecnologia da Netshoes
Horizontalmente, as equipes são organizadas por suas habilidades e/ou por seus interesses, com o objetivo de compartilhar melhores práticas, ideias, experiências e desafios entre pessoas que desempenham funções similares. Com esse movimento, a empresa passou a permitir que pessoas trabalhassem com mais autonomia, estimulando a criatividade, com o objetivo de obter resultados mais inovadores. O novo modelo também promove um ambiente mais aberto de conversa e troca, e otimizando o trabalho da equipe como um todo – hoje, a área de TI é formada por cerca de 270 funcionários.
A nova estrutura também promoveu uma infra com maior capacidade de experimentação. Como os times têm mais autonomia e trabalham os projetos de maneira mais independente, hoje, é possível promover testes periódicos de estresse e também testes A/B, nos quais o tráfego para uma página específica é dividido em duas ou mais versões, com o objetivo de medir qual alternativa alcança uma maior taxa de conversão ou receita por visita. A própria ferramenta de teste já é um caso de sucesso dessa nova formação do time – foi 100% desenvolvida internamente, em java, e permite uma redução considerável do tempo para subir a prova no ar: de 14 para 5 dias.
“A Netshoes sempre focou na inovação tecnológica para oferecer a melhor experiência para os seus clientes, desde a infraestrutura do site e a facilidade para o acesso mobile, até os equipamentos automatizados que permitem que o Centro de Distribuição seja mais ágil”, afirma Petenussi.
“Com a reestruturação, nos aproximamos do modelo de gestão utilizado pelas grandes empresas digitais da região do Vale do Silício. O nosso objetivo é otimizar o trabalho de toda a equipe, tornar o sistema mais ágil e elevar a qualidade do serviço prestado ao consumidor, que no fim, tem que ser sempre o maior beneficiado”.
Após a reestruturação, o próximo passo é o fortalecimento e o desenvolvimento de novas plataformas, desenhadas sob medida para atender às necessidades específicas de negócios da Netshoes e da Zattini, além de outras lojas das quais a empresa cuida da operação.
Fonte: Decision Report