Paulo Correa é CEO da C&A, rede de moda que nasceu na Holanda e já possui 175 anos de existência. No Brasil, está há 40 anos. Durante todos esses anos a marca vem se transformando, acompanhando as mudanças de comportamento dos consumidores e os fatores macroambientais que influenciam no negócio como tecnologia, sustentabilidade, economia e outros.
Em sua palestra realizada no Congresso de Vendas realizado pelo E-Commerce Brasil, Paulo destacou valores importantes da C&A que a tornam diferente e atualizada, dessa forma, se conecta com os consumidores e a faz forte no segmento de moda contemporâneo.
O tema explorado foi Moda com Propósito, que segundo ele é “a moda como forma de expressão do indivíduo para o mundo.”
No contexto atual, a rede varejista desenvolve diversas ações junto aos seus públicos como colaboradores e consumidores, com o objetivo de preservar a cultura da empresa e aperfeiçoar os produtos conforme as necessidades dos clientes.
A marca criou o Conselho Fashion, onde os clientes participam ativamente das decisões da marca, fazendo a curadoria dos produtos, sendo uma experiência incrível para ambas partes.
Há também a Mesa Redonda, onde são selecionados alguns consumidores para conversar com CEO da empresa e apontar as insatisfações, reclamações, qualidades e afins.
Um diálogo transparente que permite a C&A conhecer mais do seu consumidor e como funciona a interação com a marca para que assim possa desenvolver melhorias.
Outra preocupação da C&A é a experiência de compra. Eles estão sempre investindo em melhorias no processo para tornar a trajetória de compra mais intensa.
A criação do provador-consultor que já é visto em diversas lojas da rede, possui um botão dentro do provador que a cliente pode acionar, caso precise de ajuda de um atendente para pegar o vestuário em um tamanho maior, por exemplo.
E com a tecnologia e o universo digital, as interações entre a marca e consumidor estão em outra dimensão. Nas lojas físicas já podem ser utilizados wearables, os e-commerces proporcionam a compra remota, por exemplo, existe a ação Clique & Retire que permite o consumidor comprar online e retirar o produto na loja física.
Ou seja, a jornada de compra é integrada, o conteúdo é personalizado e o cliente é o elemento mais importante da cadeia.
A C&A também se preocupa com a transparência, sendo ele um valor importante para empresa. Nota-se um crescente interesse dos consumidores em saber a origem dos produtos.
E com o objetivo de colaborar com o planeta por meio da sustentabilidade, a marca se comprometeu em produzir peças de algodão 100% sustentáveis até 2020.
Além disso, atenta a realidade, procura sempre se adaptar e dar voz às pessoas por meio das atitudes, do estilo, daquilo que se veste, representando a diversidade. Na sua última campanha de comunicação lançada, o vídeo “Misture, ouse e divirta-se”, evidencia justamente a pluralidade, os diferentes gostos e desejos das pessoas.
Portanto, a C&A está atenta aos novos parâmetros, a cultura e as tendências da contemporaneidade como o empoderamento feminino, imediatismo, geração digital, sustentabilidade e muitos outros.
A marca acredita que a moda ajuda a expressar a singularidade e Paulo complementa que a C&A procura “oferecer produtos e experiências capazes de expressar a essência de cada um.”
Fonte: E-Commerce Brasil