Graças a uma parceria com a empresa de tecnologia para a moda Farfetch, com sede em Londres, em breve será possível a entrega de roupas e acessórios da Gucci na porta de casa em 90 minutos.
A Farfetch anunciou a parceria nesta quarta-feira, com a exibição do que a companhia está chamando de “A Loja do Futuro” — software e aparelhos que têm o objetivo de ajudar as marcas de luxo a reunirem mais informações sobre os clientes nas lojas e na internet.
Os clientes poderão escolher opções selecionadas de produtos da Gucci, de propriedade da Kering, por meio do aplicativo e do website da Farfetch, e os pedidos serão entregues em 90 minutos a partir de lojas da Gucci localizadas em Londres, Nova York, Dubai, Los Angeles, Madri, Miami, Milão, Paris, São Paulo e Tóquio.
A colaboração da Gucci com a Farfetch surge em um momento de concorrência mais acirrada no mercado de luxo on-line. Em uma conferência com investidores, na terça-feira, o diretor financeiro da LVMH, Jean-Jacques Guiony, disse que o maior grupo de luxo do mundo seria o mais recente a acelerar o comércio eletrônico de multimarcas e que está estudando um novo local para sua loja de departamento de luxo Le Bon Marché.
“Os varejistas precisam de uma forma de coletar informações sobre seus clientes enquanto estes estão na loja, assim como coletam informações sobre as pesquisas deles na internet”, disse José Neves, fundador e CEO da Farfetch, em um comunicado.
Fundada em 2008 como uma plataforma de comércio on-line para butiques de luxo, a Farfetch tem se posicionado cada vez mais como uma provedora de tecnologia que trabalha diretamente com marcas de alto padrão. Em março, a empresa lançou o portal de comércio eletrônico da designer de sapatos de luxo Manolo Blahnik, entrando em um espaço no qual a concorrente Yoox Net-A-Porter Group era líder, e operando websites de produtos de marca própria para grifes como Yves Saint Laurent e Armani.
Entre as tecnologias para lojas físicas que a Farfetch está exibindo há um escâner que permitirá que os clientes efetuem “login” com um smartphone quando entrarem em uma loja, possibilitando que o assistente de vendas veja o perfil do cliente, incluindo que itens ele pode ter comprado anteriormente ou guardado em uma lista de desejos na loja on-line da marca.
Um suporte para cabides foi desenhado de forma a registrar os produtos escolhidos pelo cliente, guardando o item em um aplicativo no telefone do cliente e também disponibilizando a informação ao vendedor. O cliente pode, depois, passar para a esquerda ou para a direita na tela para mover os itens para uma lista de desejos. Um pequeno espelho instalado nas lojas permitirá que os clientes naveguem pelas seleções on-line e da loja física, disse Gavin Williams, diretor de desenvolvimento de produto da Farfetch, em entrevista.
A companhia está exibindo também um visor holográfico que permite que os clientes criem e peçam sapatos personalizados — experimentando diferentes couros, peles e cores — da marca de luxo Nicholas Kirkwood.
A tecnologia, que a Farfetch está chamando de Loja do Futuro, será lançada no fim deste ano na butique de luxo Browns, em Londres, comprada pela Farfetch em 2015, e na principal loja Thom Browne de Nova York.
Fonte: UOL Economia