frnA franquia brasileira que faz mais sucesso no exterior é a Localiza, especializada em aluguel de carros, segundo o Ranking de Internacionalização de Franquias Brasileiras de 2016, divulgado pela Fundação Dom Cabral. O índice de internacionalização da marca é de 19,2%.
Completando o top cinco do ranking estão a iGUi Piscinas (17,9%), que liderou o ranking no ano passado, Dudalina (13,6%), Fábrica di Chocolate (7,7%) e Giraffas (4,7%).
Do total de franquias avaliadas, a maioria (35,7%) atua na área de alimentação. As que fazem parte do ramo de vestuário correspondem a 28,6%, seguidas pelas franquias da área de estética e saúde, que possuem uma presença de 14,4%.
Fatores como o número de franquias no exterior, receitas de royalties, número de unidades fora do Brasil e índice de receitas de venda de produtos no exterior foram os considerados para elaborar o ranking.
No total, as franquias apresentadas no estudo estão presentes em 54 países diferentes.
Confira a seguir quais são as 14 franquias mais internacionalizadas:
Classificação | Franquia | Índice de internacionalização |
1ª | Localiza | 19,2% |
2ª | iGUi Piscinas | 17,9% |
3ª | Dudalina | 13,6% |
4ª | Fábrica di Chocolate | 7,7% |
5ª | Giraffas | 4,7% |
6ª | Carmen Steffens | 3,5% |
7ª | Magrass | 2,3% |
8ª | Puket | 2,2% |
9ª | Hering | 2,1% |
10ª | Vivenda do Camarão | 1,5% |
11ª | DepylAction | 1,0% |
12ª | Spoleto | 0,8% |
13ª | Bob’s | 0,6% |
14ª | FirstClass | 0,3% |
Fonte: Infomoney