O ano de 2016 ainda não terminou, mas, os números referentes ao PEC, programa de fidelidade por meio de cartão da Febrafar, já são impressionantes. Prova é o fato de finalizar este ano com a expressiva marca de mais de sete milhões de clientes cadastrados em todo país. Se consolidando como um dos principais programas de fidelização do país, em menos de cinco anos de existência.
Entretanto, os números impressionantes também ocorrem em relação às vendas por meio do PEC, sendo que, apenas no mês de novembro foram R$ 136 milhões comercializados por meio dessa ferramenta, ultrapassando facilmente a marca de R$1 bilhão em vendas durante 2016.
Também neste ano foi apresentado ao mercado o aplicativo com o cartão de fidelidade, ferramenta ideal para entregar o que existe de mais sofisticado e inovador no gerenciamento de marketing de relacionamento com o consumidor.
Por meio de um conjunto de funcionalidades – chat com o farmacêutico, gerenciamento de conteúdo, ofertas e cupons em tempo real, enquetes, monitoramento da jornada de valor e portal de atendimento para o lojista –, a Febrafar foi capaz de propor e estabelecer um novo patamar no relacionamento com o consumidor, numa proposta completamente única no varejo farmacêutico brasileiro.
O que é o PEC?
O PEC faz parte do Programa de Fidelidade disponível para adesão de todas as redes de farmácias afiliadas à Febrafar, tendo por objetivo oferecer uma política de preços competitiva, profissional e inteligente, por meio da concessão individualizada dos descontos, levando em consideração as características específicas de cada medicamento.
Resumidamente, o programa veio suprir uma demanda dos clientes de fazer negócio com estabelecimentos que ofereçam serviços agregados, constituindo um relacionamento de longo prazo com o varejo, de forma que suas necessidades individuais possam ser atendidas não somente hoje, mas também no futuro. Assim, o PEC é um robusto sistema de CRM com milhões de clientes cadastrados em todo Brasil, o que permite a execução de inúmeras ações de relacionamento e gestão de fidelidade.
Vários modelos de relacionamento podem ser adotados para estreitar o contato com o consumidor, porém, cada estabelecimento busca formas distintas de criar e manter vínculo permanente com ele, muitas vezes utilizando como mecanismo uma recompensa por sua fidelidade. “Em reconhecimento à preferência por nossas farmácias, por meio do PEC, damos aos clientes a oportunidade de obter descontos na aquisição de qualquer tipo de medicamento”, afirma o diretor-executivo da Febrafar, José Abud Neto.
Cartão fidelidade
Descontos especiais, preços competitivos e benefícios exclusivos são os principais atributos do cartão fidelidade. Ao utilizá-lo, o consumidor terá a sensação de que, naquela farmácia, os medicamentos são mais baratos do que em outras da região. O PEC beneficia o cliente toda vez que ele utilizar o cartão fidelidade em uma farmácia integrada a uma rede associada à Febrafar.
Esteticamente semelhante aos cartões praticados no mercado, o cartão fidelidade permite ao usuário receber descontos em todos os medicamentos comercializados na loja – iniciativa que fará economizar e, com isso, estimulará a comprar cada vez mais. Após conhecer as vantagens proporcionadas da fidelidade, o cliente entenderá que aquela loja lhe proporciona economia e bem-estar.
Por sua vez, além de facilitar os processos internos e agilizar a operação de vendas, o cartão permite à loja ter acesso a todos os dados do titular. Por meio de um sistema, a farmácia passa a conhecer os hábitos do cliente e a saber, por exemplo, a data em que ele costuma adquirir seus medicamentos, o volume que consome e quanto gasta a cada compra.
Ações coordenadas – embasadas em números concretos, com estratégias bem definidas e avaliação constante de resultados – auxiliam a farmácia na realização de campanhas específicas, promoções e inúmeras ações que aumentem a frequência do cliente ao estabelecimento e maximizem sua rentabilidade. “Sem dúvida, com o cartão fidelidade, a farmácia consegue traçar o perfil dos clientes, reforçar sua marca, otimizar os resultados e sair na frente da concorrência, tornando-se cada vez mais forte no mercado”, enfatiza Neto.