Conforme apurou o Valor Econômico, os sócios da rede St Marche e o fundo estrangeiro L Catterton devem anunciar ao mercado, na segunda-feira (28/11), o fechamento de acordo entre as partes. As informações são de que a L Catterton passou a ter 52% do negócio formado pelas redes St Marche, Eataly e Empório Santa Maria, por meio de um aporte de capital de R$ 226 milhões. Os brasileiros ficaram com os 48% restantes. Com isso concluído, a empresa se capitaliza para um novo plano de expansão.
A meta é triplicar o número de lojas e a receita bruta no País até 2022, considerando o negócio formado pelas três redes varejistas, de acordo com o projeto já aprovado. A expectativa é passar de uma receita bruta de R$ 750 milhões e 20 lojas neste ano, para 61 lojas e vendas entre R$ 2,2 bilhões e R$ 2,5 bilhões ao fim de 2022. Isso equivale a cerca de sete inaugurações, em média, ao ano. Para 2017, a ideia é atingir 26 lojas.
Os números consideram mais três ou quatro unidades da rede Eataly no País até 2022, e também esse mesmo número de inaugurações para o Empório Santa Maria nos próximos seis anos. As duas varejistas têm apenas uma loja no país, cada. O St Marche será o negócio que deve liderar a expansão orgânica do grupo. A previsão é de pouco mais de 30 unidades novas da bandeira nos próximos seis anos (existem 18 instaladas na capital paulista e região do ABC).
O projeto inclui a entrada da rede St Marche no interior e litoral de São Paulo, em cidades como Campinas, São José dos Campos e Santos, e novas unidades do Eataly e Empório Santa Maria na capital paulista – uma loja do Eataly deve ser inaugurada no ano que vem na região da avenida Paulista.