No Rio, eles já fazem parte da paisagem urbana. E, em São Paulo, chegam agora pelas mãos da Saraiva. Estamos falando dos Ninhos de Livros, criados pela agência de benfeitorias Satrápia e que funcionam como pequenas bibliotecas colaborativas.
A ideia é simples: basta escolher qualquer obra disponível no ninho, sem pagar nada por isso. Além de estimular a leitura, a iniciativa promove a economia colaborativa, ao convidar o leitor a deixar no espaço um livro para outra pessoa e, assim, continuar o ciclo. Serão 20 ninhos estrategicamente localizados pela cidade: Jardim Botânico, Rua Oscar Freire, Parque da Água Branca, Parque do Povo, Parque Villa-Lobos, Praça Benedito Calixto, Praça Roosevelt, SESC Itaquera, Terminal Rodoviário Tietê e vão livre do MASP, na Avenida Paulista.
Além disso, a Saraiva colocou no ar a campanha #lerfazbem, com a qual quer incentivar a leitura. Para a campanha, escalou o youtuber Frederico Elboni, a escritora Thalita Rebouças e a chef Rita Lobo. Em depoimentos pessoais, aparecem em vídeos, propositalmente caseiros, falando sobre a importância da leitura e convidando o público a contar também por que ler faz bem.