O presidente da empresa de shopping centers Multiplan, José Isaac Peres, disse hoje, em teleconferência para analistas, que o ritmo de crescimento das vendas está menor do que gostaria, considerando o atual cenário. “É a maior crise do Brasil que já vi na minha vida”, disse ele. “Mas entendo que este novo governo é voltado para a modernidade, para o aumento das privatizações, para um controle dos gastos por meio de ajuste fiscal, e agora estamos mais otimistas”, disse ele.
Segundo Peres, os investimentos em projetos ‘greenfields’ (a partir do zero) vão retornar mais fortemente depois que país começar a se recuperar, após 2017.
A empresa informou ainda acreditar num Natal de 2016 melhor do que o do ano passado.
A Multiplan registrou um lucro líquido de R$ 58 milhões no terceiro trimestre de 2016, ficando praticamente estável (queda de 0,9%) em relação a julho e setembro do ano anterior. A última linha do balanço refletiu o aumento de 6,4% nas despesas operacionais em decorrência, principalmente, dos maiores gastos com remuneração baseada em ações e com shopping centers.
O aumento de 23% em Imposto de Renda e contribuição social e a alta de 3,8% em despesa financeira também contribuíram negativamente para o resultado da companhia no terceiro trimestre. Na mesma base de comparação, a receita cresceu quase 3%.