Liderado por Euler Nejm, grupo mineiro Super Nosso atribui sucesso ao planejamento estratégico, que permite ser mais assertivo nos investimentos.
Euler Nejm pertence à segunda geração dos fundadores da mineira Multiformato. Há pouco mais de 30 anos no comando da companhia, ele – sempre com a ajuda dos demais membros da família e da equipe de colaboradores – conseguiu fazer o negócio se multiplicar. A empresa conta hoje com 15 lojas físicas e uma online da marca Super Nosso, que atua no varejo de alimentos, e 13 de atacarejo com a bandeira Apoio Mineiro. A família tem ainda uma distribuidora de mercadorias para pequenos e médios comerciantes da região. No ano passado, foram investidos cerca de R$ 80 milhões. Parte do dinheiro foi destinado à entrada no formato de proximidade, com a abertura de oito unidades Momento Super Nosso. Até 2018, a expectativa é de chegar a 30. Foi inaugurado também um centro de produção e preparo de pães, frios, massas e carnes. “Com ele, abastecemos as lojas Momento com produtos padronizados e de qualidade, além de reduzirmos perdas. A iniciativa permitiu usar de forma mais eficiente a área de vendas das lojas.”
Segundo o empresário, há a possibilidade de o centro de produção vender mercadorias a outros varejistas. “Já recebemos propostas e estamos avaliando”, revela. No ano passado, a companhia também inaugurou um CD de 30 mil m2. Todos os investimentos foram realizados com recursos próprios. Formado em administração de empresas, Nejm atribui o sucesso do grupo ao planejamento. “Temos projetos elaborados há quatro anos, por exemplo. Assim conseguimos nos preparar e reservar o dinheiro necessário. Considerar o cenário econômico também ajuda a evitar surpresas desagradáveis”, explica. Foi essa análise da conjuntura que levou a companhia a engavetar projetos neste ano. “A economia está muito crítica. Preferimos ajustar custos e assegurar nosso fluxo de caixa”, explica. Mas, em 2017, os planos deverão ser retomados. A meta é abrir duas unidades de cada bandeira. Para 2016, a projeção é de um crescimento nominal de 15% nas vendas, o que levará a empresa a faturar R$ 2,1 bilhões.
Fonte: Supermercado Moderno