Os reflexos da crise econômica brasileira estimularam os consumidores online a buscar descontos para realizar compras na internet. De acordo com um levantamento realizado pelo CupoNation, portal referência em cupons de descontos e ofertas, entre julho de 2015 e julho de 2016 o crescimento na procura por cupons de desconto online foi de cerca de 50%. Este número é cerca de 10 vezes maior do que o crescimentos do mercado de e-commerce no Brasil no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2015, segundo o e-Bit.
O levantamento do CupoNation considerou a busca pelo termo ‘cupom de desconto’ no maior buscador online, o Google, e concluiu que o brasileiro tem procurado realizar compras online pela facilidade de comparar preços e encontrar formas de economizar. Hoje, existem inúmeros aplicativos e sites que ajudam o consumidor a pagar menos pelos produtos de seu interesse, principalmente em época de recessão. “Verificamos a oportunidade neste setor em 2012 e com o atual cenário econômico, os consumidores procuram formas de economizar em suas compras usando nossos cupons de desconto. Nosso crescimento de faturamento foi de 137% no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2015 e esperamos que o crescimento seja ainda maior com os grandes eventos como o Black Friday e Natal”, explica Maria Fernanda Antunes Junqueira, cofundadora e CEO do CupoNation.
O mercado de cupom de desconto online no Brasil começou há cerca de 5 anos e tem acompanhado o crescimento do e-commerce nacional apesar de estar presente na rotina dos consumidores online por pouco tempo. Segundo a CEO do CupoNation, a intenção da companhia “é fazer com que em poucos anos os consumidores percebam que é fácil economizar tempo e dinheiro ao comprar online e que existem diversas ferramentas gratuitas disponíveis”.