Nos meses de maio a agosto de 2016, o varejo de material de construção teve um desempenho 8% superior ao registrado no mesmo período de 2015, segundo pesquisa mensal da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construcão). Realizado pelo Instituto de Pesquisas da Anamaco, com o apoio da Abrafati, Instituto Crisotila Brasil, Anfacer e Siamfesp, o estudo ouviu 530 lojistas de todas as regiões do país entre os dias 24 a 30 de agosto. A margem de erro é de 4,3%.
De acordo com a pesquisa, em agosto o setor teve retração de 9%, índice que foi 2% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, o setor apresenta queda de 5% com relação ao mesmo período de 2015 e, no acumulado dos últimos 12 meses, a queda é de 7%. “O mês de agosto é tradicionalmente um mês ruim, mas esse ano sofremos com os impactos dos Jogos Olímpicos, que praticamente pararam o país durante quase três semanas. Menos consumidores foram às lojas e, consequentemente, nossos números caíram. Ainda assim, vínhamos de três meses consecutivos de crescimento e com um indicativo muito forte de retomadas de obras em todo o país”, explica o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.
Segundo ele, a expectativa da entidade é que o varejo de material de construção encerre o ano com um crescimento de 3 a 5% sobre o faturamento de R$ 115 bilhões registrado em 2015. “Continuamos otimistas, sobretudo porque a questão política foi encaminhada, independente de seu resultado, e isso significa que o país está pronto para continuar buscando sua retomada. Nós estamos trabalhando para que medidas de incentivo ao nosso setor sejam aprovadas, incluindo acesso ao crédito e condições para que possamos criar novas vagas de emprego, que devem ser impactadas positivamente com a reforma trabalhista já anunciada pelo governo”.
Cerca de 54% lojistas que participaram da pesquisa demonstraram otimismo com as ações do Governo nos próximos 12 meses e 64% dos respondentes acreditam que recuperarão parte das vendas já no mês de setembro.
A pesquisa da Anamaco também indicou que a região Sul foi a que mais se destacou no mês de agosto, com crescimento de 8% nas vendas. O Centro-Oeste registrou desempenho estável no mês, enquanto Norte e Nordeste tiveram queda de 6% e 9%, respectivamente.
No levantamento por categorias, as vendas de telhas de fibrocimento ficaram estáveis no mês, enquanto revestimentos cerâmicos tiveram retração de 5%, louças sanitárias queda de 6%, e tintas registraram desempenho de -9%.