Com 110 anos de história e mais de 140 lojas espalhadas por Belo Horizonte e região metropolitana, a Drogaria Araujo possuía uma série de soluções para gestão de sua infraestrutura de TI, ativos e softwares. Além da necessidade de gerir todo este ambiente tecnológico com soluções que não estavam 100% integradas, a rede precisava de uma base de conhecimento para armazenamento dos incidentes e chamados de clientes, além de uma tecnologia para gerir os demais processos de ITIL (Information Technology Infrastructure Library), que buscam promover a gestão com foco no cliente e na qualidade dos serviços de TI.
A Drogaria Araújo contactou então a iT.eam, um IBM Business Partner que atua na região para implementação de soluções de gestão de ativos, TI e Segurança da Informação. Essa iniciativa projetou uma solução para o monitoramento de diversas aplicações críticas da varejista, incluindo licenciamento de software, gestão dos processos e monitoramento da infraestrutura de TI.
O projeto foi dividido em partes. Na primeira fase, foram adquiridas ferramentas que permitem à Drogaria Araújo cuidar da gestão da infraestrutura de TI, incluindo ativos e softwares, e ainda do monitoramento de aplicações. Além disso, realizou a implantação do IBM BigFix, que oferece um processo de correção automatizado e simplificado, administrado a partir de um único console, permitindo a distribuição e atualização automática e agendada de softwares nos computadores dos usuários.
Ao final da implantação desta primeira fase, alguns benefícios já puderam ser obtidos, como gestão eficiente dos contratos e licenças de software, análise em tempo real da rede e aplicações. Em seguida, a Drogaria Araujo buscava um sistema para gerir e controlar as lojas e o novo Centro de Distribuição com 20 mil metros quadrados.
Foi então que a varejista adquiriu softwares para gestão de ativos corporativos que foram implementados para melhorar a performance das atividades realizadas pelos funcionários, reduzir custos de manutenção e investimentos, bem como aumentar a vida útil dos ativos. A Drogaria Araujo também implantou o Mobile First Protect para gerenciar os dispositivos remotos (MDM) e torná-los mais seguros e produtivos a partir da definição de perfil de uso dos mesmos.
O projeto, que trouxe inúmeros benefícios não só para a área de TI e manutenção, mas para todas as áreas da empresa, contou com o apoio do Banco IBM, o que possibilitou o parcelamento em 12 meses sem juros, proporcionando um prazo menor de pagamento, com o beneficio de reduzir o investimento inicial e diluir o investimento ao longo dos meses do contrato. A operação simplificou todo o processo de aquisição deixando as preocupações de investimento em segundo plano.