A adaptação, muitas vezes, não ocorre em todo o parque de lojas, mas apenas em grupos específicos. É o que o GPA tem feito em algumas unidades Minimercado Extra
Quem investe hoje em modelos ainda não consolidados tem mexido e remexido nas lojas para encontrar o ponto exato de posicionamento e fazer a roda girar . Isso tem acontecido com redes que entraram no segmento atacarejo e descobriram que oferecer atendimento e mix amplo eleva o custo e inviabiliza o preço baixo. E com empresas que apostaram em mini-lojas de vizinhança e perceberam que a estratégia não deve ser a mesma para todas as filiais. O GPA, por exemplo, iniciou a renovação de alguns Minis Extra para atender público com renda de R$ 2 mil a R$ 8 mil, com mais serviços e produtos.
1. Aumento do mix
O sortimento das lojas mini Extra reformuladas cresceu nada menos de 25%. “Mas não vamos trabalhar com variedade ilimitada. Em vez de 50 tipos de cervejas especiais, como faz a rede Pão de Açúcar, vamos oferecer 25 a 30, contra15 opções de cervejas tradicionais”, explica Marcelo Bazzali, diretor do GPA.
2. Foco nos perecíveis
Ganharam destaque nas lojas o açougue, o hortifrúti e a padaria. Nesta última, foi introduzido o atendimento pessoal. Da área de produção, o funcionário consegue ver se há cliente no balcão para ser servido. Também há degustação de produtos fabricados na seção.
3. Otimização do espaço
Para incluir novos itens, as lojas ganharam gôndolas, além de expositores refrigerados. Cada espaço vazio foi aproveitado para acomodar os equipamentos. Com 220 m2, uma das unidades da capital paulista teve o acréscimo de 12 a 14 geladeiras/freezers e de 18 módulos de gôndola.
4. Posicionamento
Para reformular as lojas Mini Extra, foi considerada, além da renda do cliente, a localização da unidade. Foi analisado ainda o perfil da loja: passagem (perto de pontos e terminais de ônibus); de vizinhança (em áreas com moradias); e de atração (quando a loja faz com que o cliente saia de casa para ir até lá).
5. Identidade Extra
Mesmo mais sofisticadas, as filiais não perderam sua identidade com a marca-mãe Extra. Por isso, as lojas contam com cartazes na cor amarela, semelhantes aos encontrados nos hipermercados da marca. Por enquanto, as lojas trabalham também com outros modelos de cartazes, mas há estudos para unificá-los.
6. Os números das lojas reformadas
– Aumento de vendas 25%
– Alta no número de tíquetes 12%
– Crescimento do tíquete médio 10%
7. Qualidade dos pães
Esse foi um dos atributos valorizados pelos clientes das lojas convertidas, conforme constatou pesquisa recente da Officina Sophia.“Por oferecer conveniência, as lojas mini de proximidade podem trabalhar com margens maiores”
Fonte: Supermercado Moderno
http://www.sm.com.br/detalhe/negocios/novos-formatos-exigem-ajuste-no-posicionamento