Estudo sobre as lojas de vizinhança, com até quatro caixas, apresentado nesta segunda-feira pela consultoria GfK mostra que, pela primeira vez desde 2011, os minimercados conseguem vender a preços inferiores aos praticados em supermercados e hipermercados.
A pesquisa comparou preços de uma cesta com 35 itens no primeiro trimestre a partir de 2011.De janeiro a março de 2016, a cesta ficou em R$ 232,49 nas lojas de vizinhança. Nos hipermercados e supermercados, a cesta ficou mais cara, em R$ 233,81.
“Tivemos uma inversão neste ano, pois até então as lojas maiores tinham preços menores. Isso é reflexo, em parte, de uma inflação nas lojas de vizinhança menor nos últimos 12 meses”, disse Marco Lima, diretor para o setor de varejo da GfK.
A inflação nos minimercados foi de 11%, no acumulado do 12 meses até março de 2016, e nos supermercados e hipermercados a inflação foi de 15% nesse mesmo período, segundo levantamento da GfK.