“O varejista que apostar na tecnologia colocando em evidência os planos de criação de novos modelos de negócio nos ambientes físico e online sairão na frente”, enfatiza o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, Eduardo Terra. Essa premissa define bem quem fará a diferença nos próximos meses, uma vez que os especialistas em economia começam a dar sinais de recuperação do Brasil e da retomada do consumo.
Mas para estar na vanguarda da inovação, engajamento do cliente e da transformação digital, o Varejo precisa desenhar e colocar em prática sua estratégia para essa jornada. Não basta ter uma loja no comércio eletrônico, esse caminho conta com tecnologia e planejamento de negócio para ter uma empresa integrada, com pessoas motivadas, sistemas conversando entre si e atuação unificada entre loja física e e-commerce.
E engana-se quem acha que esse processo é fácil. Por isso os CIOs e especialistas do setor se reunirão na 5ª edição do Congresso TI & Varejo, que será realizado no dia 18 de agosto no WTC, em São Paulo, para discutir os rumos da transformação digital no setor. O evento contará com a presença de Giovanni Montoneri, CIO da Decathlon, Graciela Tanaka, COO da Netshoes, Jesus Garcia, CIO da Livraria Cultura, Joaquim Garcia, CIO Global da IMC, João Pedro Serra, Country Manager do Groupon, Nicolas Simone, CIO do Boticário, Ney Santos, CIO Global da BRF, Paulo Farroco, CIO da Riachuelo, e Mendel Szlejh, CIO de grandes redes varejistas, além de outros grandes líderes.
Os especialistas também farão parte dessas discussões. Eduardo Terra, da SBVC, Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, Silvio Laban, coordenador dos programas de MBA do Insper, e Ricardo Pastore já confirmaram presença e liderarão os painéis de debates junto com a moderadora e diretora das revistas Decision Report e Risk Report, Graça Sermoud.
“Nós, profissionais de Tecnologia da Informação, precisamos evoluir para uma atuação de entrega de valor para o negócio”, aponta o CIO da Decathlon, Giovanni Montoneri. Para ele, o Varejo deve aproveitar as oportunidades que surgem em períodos de crise, principalmente para inovar a empresa de dentro para fora.
“É preciso entender como o cliente quer comprar e como usa os diferentes canais para pesquisas e compras. Em seguida, o varejo deve amadurecer o comércio eletrônico e criar uma cultura digital nas empresas. É importante que isso permeie os vários processos da organização, não pode ser tratado como apêndice do negócio. Por fim, é preciso redesenhar atuação, estrutura e governança para orientar o business aos clientes e permitir que a experiência de compra seja fluida entre canais”, aconselha Alberto Serrentino, da Varese Retail.