A Ipiranga, distribuidora de combustíveis controlada pelo grupo Ultrapar, anunciou na tarde deste domingo que assinou contrato de compra do controle total da concorrente Alesat Combustíveis. O valor da transação é de R$ 2,168 bilhões, o qual será deduzido da dívida líquida do fim do ano passado.
A consumação da operação, conforme comunicado da Ultrapar, está sujeita a determinadas condições suspensivas usuais, dentre elas a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da assembleia geral de acionistas da Ultrapar.
A Ale é a uma distribuidora de combustíveis com 20 anos de atuação, resultado da união da Ale Combustíveis com a Satélite Distribuidora de Petróleo. Distribui combustíveis no Brasil por meio de uma rede de aproximadamente 2 mil postos e 260 lojas de conveniência, tendo dez bases logísticas.
Em 2015, segundo o comunicado, a Ale vendeu 4,3 milhões de metros cúbicos de diesel, gasolina, etanol e GNV. Com isso, obteve receita de R$ 11,4 bilhões e Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 275 milhões. O endividamento líquido no fim do ano era de R$ 737 milhões.
Ao fechar negócio por R$ 2,168 bilhões, incluindo a dívida, a transação avalia a Alesat em 7,9 vezes seu Ebitda no ano passado. Já a Ultrapar, que tem na Ipiranga seu principal negócio, é transacionada com valor de empresa próximo a 10,5 vezes seu Ebitda nos últimos 12 meses.
A Ipiranga possui uma rede de 7.241 postos de serviços em todo o Brasil, focados em combustíveis e lubrificantes. São 1.919 lojas am/pm, sendo 537 com padarias, e 1.473 unidades Jet Oil, serviços de troca de óleo nos postos da rede. É a segunda maior distribuidora do país, atrás da BR Distribuidora. A Raízen, que opera com os postos da marca Shell no Brasil, vem logo após, em terceiro lugar.
Segundo informa a Ultrapar, a rede Ale complementa a da Ipiranga geograficamente, em especial no Nordeste, onde possui menor participação de mercado e tem focado seus investimentos. A combinação das duas empresas deve consolidar a Ipiranga no segundo lugar no ranking do setor no Brasil, com mais de 30% de participação no mercado.