A Magazine Luiza, uma das maiores redes varejistas do Brasil, passou a disponibilizar na última semana internet grátis em oito aeroportos do país. Além disso, a Hands, empresa focada em mobile advertising, criou um conceito de loja virtual focado no projeto.
Os locais que contam com o recurso são Porto Alegre, São Paulo (Congonhas), Rio de Janeiro (Santos Dumont), Curitiba, Florianópolis, Salvador, Fortaleza e Campinas.
A estratégia da empresa é oferecer descontos para quem baixar o aplicativo da loja enquanto estiver conectado ao wi-fi. Navegando pela plataforma enquanto espera seu voo, o cliente vai encontrar produtos com preços exclusivos.
Após o preenchimento do cadastro, o usuário entra em uma página de navegação de uma loja virtual com as características iguais a loja física da Magazine Luiza, usando a ferramenta “H-Ad View 360”.
A tecnologia usa uma câmera em 360 graus, que possibilita ver um produto ou ambiente de diversos ângulos, através da ativação do acelerômetro do celular. Dentro da publicidade virtual desenvolvida para o Magazine Luiza, o usuário pode navegar por diversos setores da loja: telefonia, eletrodomésticos, eletrônicos, móveis, eletro-portáteis e brinquedos.
A ação vai ao encontro da estratégia da empresa de passar de uma marca tradicional do varejo com uma loja virtual para uma companhia focada no digital, mas com pontos físicos espalhados.
A área digital é cada vez mais importante para a empresa. O e-commerce do Magazine Luiza hoje responde por 22% das vendas da empresa. Já o aplicativo móvel da marca, lançado em setembro de 2015, conta com dois milhões de downloads.
O faturamento das vendas digitais da loja, por meio do site e do aplicativo, aumentou 27,8% no primeiro trimestre de 2016, o maior ritmo de crescimento dos últimos cinco trimestres.
Nos primeiros três meses do ano, as vendas brutas da rede varejista cresceram 3%, atingindo RS 2,7 bilhões na soma de todos os canais de comercialização.
Para crescer no meio digital, os investimentos em tecnologia da Magazine Luiza cresceram 26% nesse período em relação ao primeiro trimestre de 2015. Entre janeiro e março deste ano, foram aportados R$ 11,2 milhões.
A estratégia de utilizar o wi-fi como ferramenta de marketing para estimular o download de aplicativos nos aeroportos é uma novidade no Brasil, em que as redes costumam ser fornecidas pelo próprio local ou por operadoras apenas para seus clientes.
No entanto, a prática é comum nos Estados Unidos, por exemplo, em que muitos aeroportos contam com uma rede de wi-fi grátis para quem faz o download de aplicativos oferecidos antes da rede ser liberada para navegação.
A Hands foi fundada em 1999, impulsionada pelos primeiros palmtops. No ano de 2015 a Hands fez seu spin-off da Pontomobi, se tornando uma empresa independente, mas ainda dentro do portfólio de investimentos da e.Bricks. Atualmente, atende cerca de 120 clientes e conta com 20 colaboradores.