O grupo mineiro Tenco mudou a estratégia de expansão para aproveitar o mercado em baixa. Em vez de apenas construir novos shoppings, a empresa passa a comprar empreendimentos prontos de proprietários com dívidas.
A primeira aquisição foi feita em março, de um shopping em Jaraguá do Sul (SC). O valor do investimento foi de R$ 120 milhões, 30% pagos ao proprietário e 70% em financiamento do imóvel assumido pelo Tenco.
“O momento é muito propício para aquisições. Há muitos proprietários de shopping que desenvolveram projetos há três, quatro anos, sem prever que ficariam em uma situação apertada diante da crise econômica”, diz Eduardo Gribel, presidente da companhia.
O empresário já negocia a compra de outros seis empreendimentos, dois no Sudeste e quatro no Nordeste.
Todos são em cidades do interior com cerca de 200 mil habitantes e um único shopping. “As capitais não oferecem mais espaço para crescer. Mas há muitos municípios fora dos centros que atraem o interesse das lojas.”
A ideia é usar a estrutura existente do grupo, que tem 12 shoppings em operação, para comercializar as lojas.
A empresa planeja fazer sua oferta pública inicial de ações (IPO) em 2019, “quando a economia se recuperar”.
Gribel ainda não sabe quanto quer capitalizar com a operação, mas diz que o valor será investido no negócio.